TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Por:   •  13/4/2017  •  Bibliografia  •  4.899 Palavras (20 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – POLO TUCURUÍ

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

ACADÊMICOS:

CASSIA SILVA E SILVA                                         RA: 423950

DANIELE MIRANDA BEZZERA                                            RA: 410163

EDINEIA MOURA ALMEIDA DOS SANTOS                                RA: 430170

ELIZANGELA SILVA DE SOUSA                                               RA: 416112

GIRLENE RAMOS DA SILVA                                             RA: 418383

GLEYCIA DOS SANTOS SOARES                                                RA: 410953

                

TUTOR A DISTÂNCIA: SIMONE N. DE SOUSA, MIRNA COELHO DE BARROS, ANA MARIA VIEGAS TRISTÃO, LÉA DOLORES, Mª. DENISE RODRIGUES FORTES.     

TUTOR PRESENCIAL: CIBELE SOARES SOUZA / KEISE HELAINE PINTO

TUCURUÍ – PA

2016

ACADÊMICOS:                                   

CASSIA SILVA E SILVA                                            RA: 423950

DANIELE MIRANDA BEZZERA                                               RA: 410163

EDINEIA MOURA ALMEIDA DOS SANTOS                                   RA: 430170

ELIZANGELA SILVA DE SOUSA                                                  RA: 416112

GIRLENE RAMOS DA SILVA                                                RA: 418383

GLEYCIA DOS SANTOS SOARES                                                   RA: 410953

TITULO: SAÚDE DO ADOLESCENTE COM FOCO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas: Gestão no Serviço de Enfermagem; Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente II; Enfermagem em Evidências; Enfermagem e o Controle da Infecção Hospitalar; Ações de Enfermagem em Saúde Coletiva II; Educação em Enfermagem e Politicas Públicas de Saúde. 

Orientador: MÔNICA DANIELLE N. ALPIRE ALVES

TUCURUÍ – PA

2016[pic 2]

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        5

2-        DESENVOLVIMENTO        7

2.1 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE VOLTADAS AOS ADOLESCENTES..........9

2.2 - SAÚDES DO ADOLESCENTE A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM        11

3-        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

3. 1 RESULTADOS        14

4-        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

        


RESUMO[pic 3][pic 4]

O trabalho tem como enredo a atuação do enfermeiro como gestor de uma Unidade Básica de Saúde com foco na saúde do adolescente com ênfase no tema gravidez na adolescência. No decorrer da leitura, será possível conhecer a evolução das politicas publicas de saúde no Brasil, além das atuais voltadas para o jovem brasileiro. Será importante observar os desafios enfrentados pela enfermagem a fim de oferecer um atendimento que cumpra os princípios do Sistema Único de Saúde.  Além disso, notou-se que a atuação da equipe multidisciplinar e o trabalho em equipe tem papel essencial nesse processo.

 


[pic 5][pic 6]

  1. INTRODUÇÃO

Um dos desafios para todos envolvidos no Sistema Único de Saúde (SUS) e Instituições de Ensino Superior (IES) é a formação de profissionais competentes diante das situações reais, postas pelos serviços e pela gestão em saúde. É esperado que a atuação do profissional de saúde supere o atender a demanda de locação nos postos de trabalho do setor, e desenvolva uma prática complexa, com atitudes de escuta, de interação profissional-usuário, determinantes na qualidade assistência.

As diretrizes curriculares para a formação do enfermeiro incluem competências de forma que ele tenha habilidade para atuar em diferentes níveis de gestão. Nos últimos anos, a enfermagem tem mostrado grande potencial para implantação e manutenção das políticas de saúde bem como sua organização e gerenciamento com objetivo de garantir a integralidade do atendimento.

Gerenciar é uma função administrativa de grande importância, onde existe a tomada de decisões, os processos de produção e o produto do sistema. Realizando também a coordenação, o controle dos processos e dos rendimentos das partes e avaliação dos produtos finais e resultados, sendo responsável pelo uso efetivo e eficiente dos insumos, de forma a traduzi-los em produtos, levando a organização a atingir os resultados esperados.

Enfermeiros atuando como gestores de UBS, se tornam frequentes no Brasil. Essa prática realizada é regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e no Decreto nº 94.406/87 estabelece no artigo 8º que este profissional tem como atribuições a direção e chefia, o planejamento, a organização, a coordenação e a avaliação dos serviços de enfermagem.

Os enfermeiros gerentes de UBS estabelecem relação entre o objeto (atendimento de qualidade) e a finalidade do processo de trabalho, ou seja, as ações gerenciais são direcionadas ao atendimento das necessidades de saúde da clientela e a satisfação, visando ações que possibilitem intervenções no processo de trabalho em saúde. Além disso, o enfermeiro ainda realiza tarefas referentes de atendimento pessoal e coletivo, acolhimento, e supervisiona a equipe de trabalho.

A enfermagem tem papel fundamental para o bom funcionamento do local de trabalho. É imprescindível que o enfermeiro gestor priorize ações que visem a qualidade e a integralidade da assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (793.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com