TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRUPO X EQUIPE

Pesquisas Acadêmicas: GRUPO X EQUIPE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 8

GRUPO X EQUIPE

Chantelli Izeppi

Professora: Daniele de Lourdes Curto da Costa

Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI

Administração Recursos Humanos – Comportamento e Liderança Empresarial

13/09/2012

RESUMO

Numa época de mudanças organizacionais onde se verifica uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados, faz-se necessária cada vez mais, a potencialização do trabalho em equipe. O objetivo desse trabalho, é buscar a compreensão do funcionamento e das manifestações dos grupos dentro das organizações, que passa a ser uma tarefa decisiva, pois, através do grupos é possível atender à satisfação de necessidades sociais, permitir que cada um estabeleça seu autoconceito, conseguir apoio para à consecução dos objetivos e reconhecer a capacidade de modificar comportamentos.

Palavras-chave: Grupo; equipe; desafio.

1 INTRODUÇÃO

As principais razões para a formação de grupos são, em primeiro lugar, a necessidade, logo depois o desejo de proximidade e, finalmente, os desafios. Desafios fazem com que pessoas se reúnam para tentar superar coletivamente as dificuldades e é uma poderosa razão para a formação de equipes de trabalho.

Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. A comunicação entre os membros é verdadeira e as opiniões diferentes são estimuladas. “Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe”. Então, qual a diferença? Interdependência é a palavra-chave e é considerada a principal diferença entre grupo e equipe.

Empowerment pode ser aplicado em todos os níveis da organização. Ele permite que os gestores deleguem a solução dos problemas aos seus funcionários, onde eles se sentem mais valorizados, motivados pela confiança, aumentando seu comprometimento e a aparecimento de novos líderes.

A seguir, veremos sobre como funciona a formação de grupos, a diferença entre grupos e equipes, e empowerment e a relação com equipes de trabalho.

2 FORMAÇÃO DE GRUPOS

Maslow, em sua teoria motivacional, estabeleceu uma hierarquia de necessidades humanas, na qual não é possível atender a uma necessidade mais elevada se as necessidades primárias não estiverem satisfeitas. As principais razões para a formação de grupos são, em primeiro lugar, a necessidade, logo depois o desejo de proximidade e, finalmente, os desafios. O desejo da proximidade física está ligado à atração que as pessoas exercem umas sobre as outras e à possibilidade que elas têm de confirmar suas crenças e valores. A interação social atende à necessidade de reconhecimento, estruturação do tempo e a outras carências humanas. Desafios fazem com que pessoas se reúnam para tentar superar coletivamente as dificuldades e é uma poderosa razão para a formação de equipes de trabalho.

Nos campeonatos esportivos, podemos observar inúmeros exemplos de grupos de alta competência movidos quase que exclusivamente pelos desafios. E não só os atletas estão em busca da superação de seus recordes desportivos como os organizadores e patrocinadores atrás de seus recordes econômicos. O público em geral assiste, torce e participa movido pelo desejo de proximidade (os que vão aos estádios) e o de “pertencer” e expressar-se emocionalmente, mesmo assistindo pela TV.

Segundo Minicucci (1995), há diversas razões pelas quais os indivíduos passam a pertencer a vários grupos, tais como:

• Companheirismo: uma das necessidades básicas do homem é a necessidade social. O homem necessita estabelecer relações interpessoais. Todos sentimos necessidade de um companheiro.

• Identificação: identificar significa ser semelhante, parecer. Buscamos no grupo o processo de identificação.

• Compreensão: nossas relações causam tensões, frustrações. Às vezes, buscamos o grupo para sermos compreendidos.

• Orientação: o grupo coeso funciona como um guia para o comportamento mais adequado. Apalavra orientação, de oriente, rumo, norte, significa, dá origem.

• Apoio: o grupo oferece apoio ao indivíduo em suas atividades.

• Proteção: se as pressões externas são muito fortes, o grupo protege o indivíduo. Portanto, as pessoas precisam do companheirismo dos elementos do grupo, identificando-se com eles, para que sejam compreendidos, dando-lhes orientação, apoio e proteção.

2.1 FORMAÇÕES DOS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES

Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. Podem ser agrupadas de acordo com as tarefas que executam agrupamento por função ou de acordo com o fluxo de trabalho desde o início até a conclusão agrupamento por fluxo de trabalho. Os grupos podem ser formais ou informais:

• Formais

- Designados pela organização. Criados para executar tarefas consideradas essenciais à realização dos objetivos organizacionais.

• Informais

- Não são criados oficialmente para atender aos objetivos organizacionais. Emergem a partir das relações “naturais” entre as pessoas. Grupos informais podem ter um impacto positivo no desempenho do trabalho, podem ajudar a satisfazer às necessidades pessoais de seus membros.

3 DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS E EQUIPES

Os desafios enfrentados pelas organizações contemporâneas para se estabelecer no mercado e enfrentar a concorrência trouxeram a necessidade de estruturas de trabalho mais eficazes. Uma das estratégias que podem ajudar na conquista dessas metas é a formação de equipes, um assunto que tem se popularizado tanto nas grandes empresas quanto entre micro e pequenos empresários. A questão é que muita gente confunde grupo com equipe. Enquanto o grupo pode ser somente a concentração de indivíduos no mesmo espaço, trabalhando isoladamente, a equipe é formada por um conjunto de indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com