TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Galileu Galilei

Por:   •  27/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  1.456 Visualizações

Página 1 de 6

ARTIGO

Galileu Galilei

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é abordar a história de vida de Galileu Galilei e seus estudos sobre astronomia, física, matemática e filosofia, destacando os principais assuntos relacionados a suas descobertas, e sua contribuição para a astronomia e a física moderna. Assuntos que causaram polêmicas para sua época, o que resultou na sua condenação pela igreja Católica como herege. E como se tornou responsável pela maior quebra de paradigma de todos os tempos.

Palavras-chave:

Paradigma;

Heliocêntrico;

Geocêntrico;

Pitagóricos;

Herege.

ABSTRACT

The objective of this study is to address the Galileo Galilei's life story and his studies about astronomy, physics, mathematics and philosophy, highlighting key issues related to their findings, and it’s contribution to astronomy and modern physics. Issues that have caused controversy for it’s time, which resulted in his condemnation as a heretic by the Catholic church. And as he became responsible for the biggest paradigm shift ever.

Key-words:

Paradigm;

Heliocentric;

Geocentric;

Pythagoreans;

Heretic.

1 INTRODUÇÃO

Paradigma - Padrão a ser seguido sem muito se questionar a respeito. (dicionário do Aurélio).

Na ciência, um paradigma é um conjunto de pressupostos compartilhado por cientistas, num determinado momento da história. Por exemplo, no século XII D.C., Ptolomeu espalhou que a Terra ficava no centro do Universo. Quase 200 anos depois, sabe-se que é o Sol quem fica no centro do nosso Sistema.

E quem conseguiu comprovar isso foi, Galileu Galilei.

2 ANÁLISE HISTÓRICA

Galileu, como um bom cientista era muito “curioso”. Quando soube que um artesão holandês (estamos falando de Hans Lippershey) havia construído um tubo ótico que aproximava a visão de objetos distantes, Galileu foi averiguar e não contente, construiu sua própria luneta, só que com capacidade de aproximação de até 30 vezes. E foi com essa luneta que Galileu Galilei se tornou responsável pela maior quebra de paradigma de todos os tempos.

Observou o céu, com uma lente de aumento melhor conseguiu enxergar coisas incríveis e que tiveram grande impacto na época, afinal de contas, ele atacou várias crenças.

Galileu mostrou, por exemplo, que:- a superfície da Lua era coberta por vales e montanhas; descobriu que Saturno tinha anéis em volta dele; que a Via Láctea tinha um número enorme de estrelas; e por fim constatou que Júpiter tinha quatro luas girando ao seu redor. Este último, foi o fato que acabou com a ideia de que os planetas giravam em torno da Terra.

Pouco tempo depois Galileu anunciou que Vênus, assim como a Lua, apresentava fases que iam do formato de foice ao disco total. Foi isso, que pra Galileu comprovou a tese de que os planetas giravam em torno do Sol.

Prestando atenção na frase anterior “comprovou a tese...”. É comum atribuir a Galileu a descoberta do sistema heliocêntrico, quando na verdade, o primeiro a propor essa heresia, foi o polonês Nicolau Copérnico.

Copérnico foi um astrônomo e matemático que por volta de 1500 desenvolveu a teoria heliocêntrica do sistema solar contrariando a teoria geocêntrica. A descoberta foi o ponto de partida da astronomia moderna. Só que, do ponto de vista experimental o sistema de Copérnico não era melhor que o de Ptolomeu. Copérnico sabia disso, só que não conseguiu aprestar nenhuma prova de observação e acabou fundamentando o seu feito em argumentos de que seu sistema era mais completo e elegante. Não funcionou, daí a necessidade de Galileu entrar em cena e mudar aquele paradigma defendido inclusive de forma feroz pela Igreja Católica, afinal se Deus criou o homem e o colocou na Terra, então a Terra deveria estar no centro do Universo.

O apoio da igreja Católica foi um dos motivos para que o sistema Geocêntrico durasse tanto. Mas havia outros, segundo o filosofo Julio Vasconcelos da Universidade Estadual de Feira de Santana, a idéia de que a Terra ficava no centro do universo perdurou por tantos anos e a idéia contraria, de que a Terra se move foi defendida pelos pitagóricos, mas o grande filósofo Aristóteles apresentou razões terríveis contra ela, também o astrônomo Ptolomeu, séculos depois argumentou contra, de modo que a igreja Católica vem a colocar apenas o golpe final contra a idéia do movimento da Terra.

Galileu em termos astronômicos não acrescentou praticamente nada. O trabalho de Galileu é de outra ordem, ele torna a idéia Copernicana plausível, ele combate fortemente no sentido de convencer seus colegas contemporâneos de que nós podemos estar em movimento e Galileu em 1610 num livro que hoje tem mais de 400 anos, apresentou suas descobertas que fez pelo telescópio, com coisas espantosas, que contribuiu para acabar com a distinção de céu e terra.

Galileu era cristão fervoroso, tinha duas filhas freiras, ele sofreu muito com as suas ideias cheias de conflitos. Sendo protagonista do que é considerado o maior escândalo da cristandade.

Galileu acabou sendo condenado como uma herege pela igreja Católica, mas a verdade é que havia arrumado encrenca já há algum tempo, dando provas que ajudaram a mudar o centro do nosso sistema. Esse físico, matemático, astrônomo e filosofo fez uma série de outras descobertas revolucionárias. O italiano Galileu Galilei fez seus primeiros estudos em Pisa, onde nasceu e chegou a frequentar a faculdade de medicina, mas largou a vida universitária para estudar por conta própria em Florença. Lá, teve que dar aulas para sobreviver, mas acabou acolhido pelos intelectuais da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com