TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ge Celma

Projeto de pesquisa: Ge Celma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Gestão de pessoas I 4

2.1.1 Gestão de pessoas II 4

2.1.1.1 Responsabilidade social e ambiental 4

2.1.1.1.1 tudo com base no caso Ge celma 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Um mundo em constante transformação, mais globalizado e informado, torna o mercado cada vez mais exigente de outros valores. Características como qualidade e preço não são mais sinônimos de diferencial. Atualmente, fatores como saúde, segurança, cultura, apoio a causas sociais, proteção à degradação do meio ambiente, bem-estar dos empregados, responsabilidades legal trabalhistas, econômica e financeira, estão cada vez mais valorizados.

Nesse contexto, os papeis desempenhados pelas empresas tomam uma dimensão além da sua esfera empresarial. Com isso, o tema gestão de pessoas e responsabilidade social e ambiental, além de ser atual reveste-se de extrema importância, visto que a empresa transforma-se a cada dia em um elemento essencial para a comunidade.

Diante do exposto, o principal questionamento desse trabalho é mostrar os projetos sociais realizados pelas empresas nos dias atuais como agentes positivos na formação de uma imagem positiva. As conclusões estão baseadas numa pesquisa de campo, realizada junto com a empresa GE CELMA, a qual desenvolve projetos voluntariado. Os objetivos específicos do trabalho e relatar a gestão de pessoas e a responsabilidade social e ambiental e mostrar como a GE CELMA influencia nesse desempenho organizacional.

2 DESENVOLVIMENTO

Antes de conceituarmos o planejamento, devemos ter conhecimento do que é objetivo e o que é meta dentro das organizações. Objetivo é alvo que se pretende atingir. Meta é um objetivo quantificado com prazo de duração.

Exemplo de objetivo geral é aumentar a competividade da organização, e de objetivo especifico é aumentar a fatia de mercado.

Exemplo de meta é atingir e manter de maneira lucrativa e ética deste mesmo mercado por meses.

Planejamento significa a formulação sistemática e ações alternativas, que ao final, a escolha se dará sobre a melhor ação. Também diz respeito a implicações futuras de decisões presentes, pois é um processo de decisões inter-relacionadas e interdependentes que visam alcançar objetivos previamente estabelecidos.

O processo de planejamento é mais importante que seu produto final, se identificado com prováveis mudanças, estabelecendo assim uma harmonia entre a organização e seu meio ambiente.

Cabe salientar que deve-se fazer a diferenciação entre planejar e improvisar dentro das organizações. Planejar, é a elaboração de um esquema para agir e alcançar o objetivo proposto. Improvisar, é agir ao acaso. Com isto, identifica-se dois tipos de organizações. A primeira, com alta capacidade de planejar, praticamente não terá necessidade de improvisar. A segunda, com baixa capacidade de planejar, certamente terá grande necessidade de improvisar.

Desde os anos 60, foi proposto por ANSOFF o planejamento estratégico, considerando a estratégia como um mix produto/mercado, ou seja, passava-se a levar em conta o ambiente externo e o principio da descontinuidade temporal, porém não havia preocupação com os problemas internos da organização. O principio da descontinuidade temporal significava que os sistemas complexos nunca vão se comportar no futuro como se comportavam no passado, pois tem que acompanhar as mudanças culturais e os avanços tecnológicos.

O planejamento estratégico organizacional, que engloba o planejamento estratégico e a administração estratégica, deve ser visto como instrumento de mudanças e não como instrumento de marketing.

Numa organização, considera-se como planejamento estratégico o processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e pontos fracos, e das oportunidades e ameaças do meio ambiente, de forma a estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competividade.

A administração das organizações deve sempre estar pensando em seus componentes básicos, que são: - Meio ambiente (oportunidade e ameaças), -Empresa (pontos fortes e pontos fracos) e os resultados (objetivos, estratégias e ações). O pensamento administrativo também deve ter a capacidade de diferenciar entre o ter e o poder e o estar no poder. As organizações são extremamente heterogêneas, constituídas, portanto, pelos mais diferentes grupos que procuram constantemente poder dentro da organização.

Existem vários modelos de planejamento estratégico com a possibilidade de implantação nas organizações. A escolha de qual deve ser o escolhido deverá levar em consideração o tipo de empresa a ser implantado o plano, bem como o ambiente externo dessas organizações.

Um dos processos de planejamento estratégico mais utilizado no momento é aquele em que, inicialmente, é efetuado um diagnostico básica dentro da organização para evidenciar a cultura organizacional, os valores das pessoas, a relação de poder e a filosofia empresarial.

Considerando o mercado globalizado, algumas das razões pelas quais deve-se usar estratégico são: a dinâmica do meio ambiente, a geração de flexibilidade, a interação dinâmica, a integração interna da organização e a revitalização do espirito organizacional.

Os atributos que uma organização deve possuir para ter sucesso em suas atividades, devendo, assim, ser considerada a sua variável critica, que é um fator interno ou externo da organização, cujo comportamento tem um efeito positivo ou negativo em um ou mais fatores de sucesso. A organização deve alcançar um desempenho no mínimo satisfatório em relação aos fatores chaves do sucesso, sendo principal a satisfação do usuário.

Dentre os principais fatores chave de sucesso nas organizações , podemos identificar os seguintes:

- inovação e liderança no uso de tecnologia;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com