TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Generos Textuais

Dissertações: Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Os textos aqui expostos foram retirados de livro Eu Gosto/ Célia Passos e Zeneide Silva/ 1º ano do ensino fundamental da editora IBEP.

• Contos - Têm um grande poder de proporcionar momentos lúdicos às crianças, bem como desenvolver a imaginação, a criatividade e momentos de reflexão.

• Fábula - Esse tipo de texto é de fácil compreensão para os alunos, e com os estudos destes espera-se ampliar o processo de ensino-aprendizagem.

• História em Quadrinhos - O quadrinista pode nos transmitir mensagens importantes por meio da linguagem dos quadrinhos (ou quando muito curtos também chamados de tira ou tirinhas), empregando ou não o humor.

• Lenda - As lendas são narrativas fantasiosas transmitidas pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas.

• Poesia - Poema é um gênero textual em versos e, mais raramente, em prosa em que a poesia, forma de expressão estética através da língua, geralmente se manifesta. Além dos versos, não obrigatoriamente, fazem parte da estrutura do poema as estrofes , a rima e a métrica.

Conforme a disposição dos versos e dos outros elementos estruturais, os poemas podem receber classificações ou nomes específicos (ou ser considerados gêneros literários próprios) tais como rapanha, haicai, poema-colagem, soneto, poema dramático, poema figurado, epopeia, etc. Fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical. Tal como na música, o ritmo tem uma grande importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com