TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gentileza Ou Assedio: Conflitos De Genero E De Raças Nas Relações De Trabalho

Dissertações: Gentileza Ou Assedio: Conflitos De Genero E De Raças Nas Relações De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

O caso trata do tema de assédio moral, agregado à questão racial e de gênero, e suscita discussão sobre como um dirigente deve atuar para evitar a prática dos assédios moral e sexual na equipe que gerencia, bem como para remediar situações já consolidadas. Pode ser aplicado em cursos sobre liderança, gestão de pessoas e ética e serviço público.

2 DESENVOLVIMENTO

Fernando é chefe titular na área de Contadoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas. Ele exerce um estilo de liderança democrático, que tem como objetivo buscar a confiança das pessoas que formam sua equipe, fazendo com que se organizem e trabalhem em grupo de forma satisfatória e com motivação, para conseguir chegar aos objetivos esperados pela empresa.

Com o afastamento de Fernando por questões médicas, Carla que já havia sido a chefe da equipe por algumas vezes, tornou-se substituta do cargo, só não contava com o assedio de seu colega Ricardo, funcionário querido por todos. As tentativas de investidas foram ficando cada vez mais agressivas e Carla não sabia como lidar com a situação. Carla começou a ter problemas com a sua equipe e sofrer difamações por parte de Ricardo. O cenário encontrado pelo chefe ao voltar da licença foi de uma equipe totalmente desestabilizada.

2.1 ESTILOS DE LIDERANÇA

Fernando sempre teve seu foco principal voltado dentro de uma organização que direcionasse os trabalhos envolvendo todos do grupo. Seu modo de liderar era bem democrático. Para ser líder não basta ditar formas de trabalho, ao contrário, demonstrar o quanto é importante fazer com que as pessoas que ali estão sentam-se motivadas a desenvolverem sua atividade,

Carla segue o exemplo de liderança de Fernando, graduada e pós-graduada, exerce também um modelo de liderança bem democrático.

.

2.2 ÉTICA

Ricardo é considerado Promoter da Área de Orçamentos, é muito expansivo e brincalhão. Ele praticou ambos os tipos de assédio, pois agarrando Carla a força praticou assim assédio sexual, e ao difama-la entre os colegas do setor e mesmo de outros setores, colocando apelidos, dizendo que o curso dela não justifica o cargo de substituta dizendo também que há possibilidade de Carla e Fernando terem um caso, afinal, nas palavras dele: “O que uma mulata daquelas sabe fazer bem é rebolar.” Toda vez que faz esse comentário, Ricardo começa a cantarolar um samba e ilustra a cena com uma reboladinha. Praticando assim o assédio moral.

Assédio sexual: “Constranger alguém com intuito de levar vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente de sua forma de superior hierárquico, ou ascendência inerentes a exercício de emprego, cargo ou função”.

Assédio moral é "uma perseguição continuada, cruel, humilhante e desencadeada, normalmente, por um sujeito perverso, destinada a afastar a vítima do trabalho com graves danos para a sua saúde física e mental"

2.3 CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL

A equipe era muito bem entrosada, Fernand sempre entregou todos os seus trabalhos e relatórios dentro do prazo de entrega. Pois exerce um estilo de liderança bastante democrático, onde as diretrizes e as formas de execução e tarefas são debatidas pelo grupo, com o apoio e estimulo dele. Ao retornar ao trabalho Fernando encontra um ambiente menos ameno e percebe o clima pouco amistoso entre Carla e a maioria do grupo, e uma equipe completamente desestabilizada com profissionais nada satisfeito.Os conflitos entre funcionários afetam sim o clima organizacional, pois o clima está ligado com a produtividade e a lucratividade, e uma empresa com sua equipe desestabilizada não gera produção muito menos lucro. Variáveis que afetam o clima organizacional: liderança e condições de trabalho, mudança, aspectos pessoais, motivação e comunicação.

Tensão, discórdia, rivalidade, animosidades, conflitos, desinteresses pelo comprimento de tarefas, resistência manifesta ou passiva as ordens, ruim nas comunicações. É importante que cada um faça a sua parte para manter o clima organizacional tranquilo e saudável.

2.4 MULHER E ECONOMIA

As mulheres estão aumentando sua participação em todas as áreas do mercado de trabalho, o percentual de mulheres chefes de empresas no mundo chega a 24%, e o Brasil está próximo a esse percentual com 21%.

Dados mostram que as mulheres são maioria em cargos de encarregadas e coordenadoras, e as percentuais decaem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com