TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de Energia Hidrelétrica e Crise Hidrica

Por:   •  1/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Geração de Energia Hidrelétrica e Crise Hídrica Nacional

A energia hidrelétrica é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. As populações que habitam o local onde será instalada uma usina são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, sendo obrigadas a deixarem o local onde vivem. A criação de uma usina hidrelétrica contribui para o desaparecimento do habitat dos animais e dependendo da área onde será construída, poderá prejudicar as últimas florestas da região.

A maior parte da energia gerada e consumida no Brasil é hidrelétrica, pelo país apresentar um enorme potencial hidrelétrico e também por apresentar 12% da água doce superficial do planeta.

Para a construção de uma usina hidrelétrica são necessários projetos específicos que estudem características do solo, tipo de fundação a ser utilizadas, características dos materiais a serem utilizados e ainda características do rio. Em função disso existem barragens de solo, barragens de enroscamento, barragens de concreto e barragens de concreto rolado. Cada um vai demandar um volume de concreto. O cimento pozolânico é hoje o mais aplicado em obras de hidrelétricas, por apresentar menos problemas de reatividade aos agregados.

 O Brasil vive hoje a maior crise hídrica da história. A situação é preocupante. A escassez de águas relaciona- se às políticas públicas e também a superexploração deste recurso. A escassez de águas poderá prejudicar as usinas hidrelétricas, que ao atingirem um nível muito baixo não irão conseguir produzir energia. Assim o meio a ser utilizado deverá ser energia eólica, resultado da ação dos ventos, que utiliza de enormes aero geradores para gerarem movimento e produzir energia.

A simples economia de água é uma das formas de minimizar o problema: No âmbito doméstico, a economia depende essencialmente de uma mudança de costumes em relação às atividades cotidianas:

  • Diminuir a duração do banho, bem como desligar o chuveiro durante os intervalos;
  • Fechar a torneira durante a escovação dos dentes;
  • Evitar lavar pátios e calçadas utilizando apenas a mangueira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (6.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com