TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento

Introdução

Qualquer atividade, mesmo uma ida ao supermercado, pode ser tratada como um Projeto. A lista de compras é o objetivo do Projeto, o tempo disponível para as compras é o prazo e o custo do Projeto é o preço das compras. Se você Planejar bem, comprará o que precisa, poupará tempo no supermercado, comprando só o que precisa, economizará dinheiro. Gerenciamento de Projetos existe em diferentes formas, há muitos anos. O uso sistemático de Planejamento de Projetos começou a se firmar em meados do século 20. Para atender a demandas de maneira eficaz, em um ambiente caracterizado pela velocidade das mudanças torna-se indispensável um modelo de gerenciamento baseado no foco em prioridades e objetivos. Por essa razão o gerenciamento de projetos tem crescido de maneira tão acentuada no mundo nos últimos anos. Sua proposta é estabelecer um processo estruturado e lógico para lidar com eventos que se caracterizam pela novidade, complexidade e dinâmica ambiental.

Como visto anteriormente, qualquer atividade pode ser Gerenciada, e sempre que isto seja necessário o Planejamento das atividades do Projeto é imprescindível.

As Paradas para manutenção de plantas industriais representam um momento muito crítico no seu ciclo produtivo, envolvendo um número muito complexo de variáveis que precisam ser gerenciadas e controladas dentro de um contexto de recursos e prazos bastante reduzidos. A não utilização de técnicas avançadas de Planejamento e dos recursos da informática (hardwares e softwares), tem provocado sérios distúrbios e prejuízos para as empresas, principalmente em termos de custo, prazo e atendimento aos requerimentos dos clientes internos e até mesmo externos da organização. Atualmente torna-se impraticável para a maioria das empresas, o planejamento e a condução de uma parada para manutenção sem o uso adequado de técnicas de planejamento e ferramentas avançadas de informática.

Neste curso nos referiremos especificamente ao Planejamento de Serviços de Paradas para Manutenção de Plantas Industriais.

2 Definições e Conceitos

2.1 Projetos

Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. Uma Parada para manutenção é considerada um Projeto de curta duração devido a que o tempo destinado para isto deve ser o menor possível e raramente ultrapassa um mês.

2.2 Planejamento

O Planejamento constitui uma linha de ação previamente definida e serve como parâmetro comparador ou padrão de referencia para o controle do desenvolvimento do Projeto, através do qual se chega a uma formulação sistemática de uma serie de decisões.

O Planejamento serve para definir de antemão o que deverá ser feito durante a execução de um Projeto (Parada) ou Empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com