TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Projetos

Exames: Gerenciamento De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

O gerenciamento de projetos

O mundo hoje é movido por projetos. Nas mais diversas áreas de aplicação, produto e serviços novos são produzidos através de projetos, o que pode ser demonstrado pelo aumento do número de empresas que estão adotando a metodologia de gerenciamento de projetos(KEZNER, 2001a).

O Standish Group International, uma organização que pesquisa o desenvolvimento de projetos na área de Tecnologia da Informação, publicou no seu relatório de 2003 o resultado de uma pesquisa realizada em 2002 que envolveu cerca de 40 mil projetos de TI, Essa pesquisa apontou que 15% dos projetos fracassaram, enquanto apenas 34% tiveram sucesso. Os outros 51% dos projetos foram concluídos com algum resultado positivo, mas falharam em custo, prazo ou funcionalidades. Estes números são ainda melhores do que os encontrados na pesquisa

de 1994, que apontou 31% de fracasso, apenas 16% de sucesso e 53% de resultados relativos. Dentre os fatores críticos de sucesso, a pesquisa aponta três dos mais importantes: 1. Envolvimento do usuário, 2. Suporte da alta direção da empresa, 3. Gerentes de projeto experientes.

Para atender a necessidade de desenvolver habilidades gerenciais para a condução de projetos, surgiram várias iniciativas por parte de empresas, universidade e institutos dedicados ao estudo das melhores práticas de gerenciamento de projetos. Dentre os institutos dois se destacam que é o PMI, Project Management Institute, e o IPMA, International Project Management Associantion que criaram suas metodologias próprias de gerenciamento de projetos.

Segundo o Project Management Institute, um projeto pode ser definido como um esforço temporário para criar um produto ou serviço único. O gerenciamento de projetos pode ser definido como a arte de coordenar atividades com o objetivo de atingir as expectativas dos stakeholders. Para Kerzner(2002), um projeto é um empreendimento com o objetivo identificável, que consome recursos e opera sob pressão de prazos, custos e qualidade. Além disso, projetos são, em geral, atividades consideradas exclusivas de uma empresa.

Um projeto difere de um trabalho operacional basicamente pela repetitividade. Enquanto um trabalho operacional é executado igualmente inúmeras vezes, um projeto é um evento único.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com