TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de resíduos: um estudo de caso da empresa de embalagens

Tese: Gerenciamento de resíduos: um estudo de caso da empresa de embalagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Tese  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 10

Gestão de resíduos: estudo de caso de uma empresa de embalagens

Transformações no ambiente competitivo pressionam as empresas a considerar com empenho e comprometimento o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, em uma perspectiva atual e futura. A Tetra Pak é um caso interessante de ser analisado sob a ótica da gestão ambiental e do desenvolvimento sustentável.

REFERENCIAL TEORICO

Transformações significativas no ambiente competitivo, que vem ocorrendo nas últimas três décadas, têm pressionado as empresas a considerar cada vez mais, com empenho e comprometimento, o impacto de suas operações sobre o meio ambiente, tanto em uma perspectiva atual, como futura. A principal razão é o fato que os consumidores estão cada vez mais conscientes das limitações dos recursos naturais e da necessidade de um desenvolvimento sustentável, passando a exigir um comportamento ambientalmente correto das empresas produtoras dos bens que consomem, exercendo uma forte e crescente pressão sobre essas organizações.

A "gestão ambiental empresarial" restringe-se a empresas e instituições, e pode ser definida como sendo um conjunto de políticas, programas e práticas administrativas e operacionais que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas, e a proteção do meio ambiente através da eliminação ou diminuição de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos ou atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida do produto (Quezada, 1998).

Compreendem-se todos os impactos sobre o meio ambiente, inclusive sobre a saúde humana, aqueles decorrentes da obtenção e transporte de matérias-primas, transformação dos produtos, por danos e efeitos ambientais possíveis de ocorrerem durante o ciclo de vida do produto, ou seja, incluindo toda a produção, distribuição e comercialização, uso dos produtos, assistência técnica e destinação final dos bens (Sistema de gestão ambiental-http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./gestao/index.html&conteudo=./gestao/sistema.html).

De maneira mais específica, a gestão ambiental é definida como: "tentativa de avaliar valores e limites das perturbações e alterações que, uma vez excedidos, resultam em recuperação demorada do meio ambiente, de modo a maximizar a recuperação dos recursos do ecossistema natural para o homem, assegurando sua produtividade prolongada e de longo prazo" (FEEMA, 1991).

Para Ferreira, o sistema de gestão ou gerenciamento ambiental é um instrumento com procedimentos semelhantes a qualquer nível gerencial de uma empresa moderna, como por exemplo, a gestão financeira, de produção, marketing, recursos humanos, entre outras.

Santos (2008) defende que para o bom encaminhamento de um sistema de gestão ambiental, dirigentes e todo o quadro de colaboradores da empresa precisam ter em mente uma série de tarefas e atribuições, algumas de cunho geral e outras de caráter específico.

A seguir são relacionadas algumas das tarefas e atribuições da gestão ambiental empresarial elaboradas por Quezada, 1998:

Definir a política/diretriz ambiental para a empresa holding/matriz e demais unidades;Elaborar objetivos/metas e programas ambientais globais e específicos para a ação local;Definir a estrutura funcional e alocar pessoas qualificadas;Organizar um banco de dados ambientais;Montar um sistema de coleta de dados ambientais definidos por unidade;Medir e registrar dados ambientais, por exemplo: consumo de água, energia combustível; geração de resíduos, lixo e despejos; emissões de poluentes; consumos diversos (papel, impressos, plásticos, produtos de limpeza etc.);Elaborar relatórios ambientais específicos de áreas críticas;Fazer um inventário de leis, normas e regulamentações ambientais;Fazer inspeções ambientais isoladas em unidades críticas;Elaborar e implantar programas de gestão ambiental;Implantar e executar treinamento e conscientização ambiental nos diferentes setores e níveis organizacionais;Divulgar informações e resultados ambientais para mídia;Fazer a avaliação de impactos ambientais nos termos legais para implantação, operação, ampliação ou desativação de empreendimentos;Emitir relatórios de desempenho ambiental;Propor e executar ações corretivas;Fazer auditoria ambiental espontaneamente e/ou por exigência legal.

Objetivos e finalidades da gestão ambiental

Algumas empresas dispõem de departamentos específicos para as questões ambientais da companhia e por isso a denominação para a gestão ambiental que trata das questões do meio ambiente, como: uso racional de matérias primas, insumos, energia, água e ar. Além disso, estas empresas estão se preocupando em utilizar processos produtivos que causem menores danos à natureza mediante a redução de lixo, despejos e degradação ambiental em geral, uma vez que as exigências legais ambientais estão fortemente restritivas.

Esses pontos por si só evidenciam a importância que os sistemas de gestão ambiental vêm alcançando em várias empresas para atenderem a objetivos específicos internos e/ou exigências externas.

Entre os principais objetivos da gestão ambiental destacam-se:

Gerir as tarefas da empresa no que diz respeito a políticas, diretrizes e programas relacionados ao meio ambiente interno e externo da companhia;Manter, geralmente em conjunto com a área de segurança do trabalho, a saúde dos trabalhadores;Produzir, com a colaboração de dirigentes e trabalhadores, produtos ou serviços ambientalmente compatíveis;Colaborar com setores econômicos, a comunidade e os órgãos ambientais para que sejam desenvolvidos e adotados processos produtivos que evitem ou minimizem as agressões ao meio ambiente.

Os resultados da gestão ambiental empresarial servem para melhorar a desempenho das empresas que a adotam e/ou a aperfeiçoam. Sua finalidade é bastante abrangente e pode incluir, dentre outros, os seguintes pontos: "ter como ação/objetivo: evitar o desperdício, reduzir, reciclar, reutilizar e melhorar os principais elementos existentes no meio ambiente, como por exemplo, a água, as diversas formas de energia, matérias primas, insumos, solo e embalagens a fim de obter uma melhor otimização econômica e ambiental" (Juchen, 2007).

Algumas das finalidades da gestão ambiental empresarial são sintetizadas a seguir:

Servir de instrumento de gestão visando assegurar a economia e o uso racional de matérias-primas e insumos destacando-se a responsabilidade ambiental da empresa;

Orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com