TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Por:   •  5/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância – Laboratório Empresa Virtual

Unidade de Aprendizagem: Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional

Curso:Tec.Processo Gerencia VI

Professor: Alessandra de Oliveira

Nome do estudante: Liliane das Graças dos Reis

Data: 26/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Imagine que você foi contratado como consultor de RH para assessorar a área de gestão de RH de uma indústria de calçados, a empresa virtual CalceBem.

Acesse o laboratório virtual Empresa Virtual e procure os dados referentes à empresa CalceBem, disponíveis no mural da empresa. São informações importantes sobre os fatores internos e externos da organização que irão nortear suas respostas, pois contém informações sobre o perfil regional, onde a empresa está localizada, bem como seu histórico, cultura e estrutura organizacional.

Seu acesso pode ser feito através do UVLab, disponível em: < https://www.uaberta.unisul.br/sgc/laboratorios.jsp>. Clique em Laboratório Geral de Informática/ Processos Gerenciais/Empresa Virtual.

Em seguida, conheça o setor de RH da CalceBem, dirija-se à mesa do coordenador da área de Administração de pessoal  - Sr. Romeu Martinelle e clique na mesa para ler a situação-problema apresentada por ele.

A partir deste problema, resolva as questões indicadas:

SITUAÇÃO PROBLEMA

Caro consultor, a nossa empresa Calce Bem tem um problema que é comum a muitas  organizações.  A empresa enfrenta uma maratona ao contratar novos colaboradores. As dificuldades se revelam cedo. Eu e meu assistente temos que analisar pilhas e pilhas de currículos até encontrar candidatos que se encaixam no cargo a ser preenchido. E, a partir daí, iniciar a série de etapas eliminatórias para conseguir alcançar a pessoa com o perfil ideal à vaga. Enfim, o método é lento, trabalhoso e pouco eficaz. Sem contar o risco de contratar profissionais com dificuldades em se adaptar à cultura organizacional. Perdemos muito tempo no recrutamento, dificultando uma seleção precisa e eficiente. O diretor e demais gestores vêem esse processo como um problema estratégico de gestão, tendo em vista que “tempo é dinheiro”.Precisamos sanar essa deficiência, portanto, solicito que apresente uma política e uma proposta para a etapa de recrutamento. Inclua a adoção de novas tecnologias para esse processo, pois, acredite ou não, ainda fazemos isso manualmente.

Questão 1 (4,0 pontos)

Construa uma estratégia para o processo de recrutamento, incluindo a adoção de novas tecnologias e três ações de implementação dessa estratégia.

Resposta

A estratégia usada será implantação do Recrutamento Misto com o Sistema de Informação de Recursos Humanos, que abordará tanto fontes internas (candidato de dentro da calce bem), como também fontes externas (buscando profissional fora da Calce Bem), adotando o uso da tecnologia da informação, a internet,informática e intranet. Criando parcerias com sites de emprego e um portal para divulgação das vagas, e visualização de currículos. O Sistema de Informação de Recursos Humanos será um diferencial estratégico da Calce Bem, uma ferramenta que permitirá o Romeu Martinelle e a sua assistente Jandira, reformular e reestruturar os processos de recrutamento, na medida em que a sua utilização pode reduzir custos e aumentar a eficiência no processo de recrutamento, aos qual o sistema dará acesso indiscriminado ao senhor Romeu e a sua assistente Jandira através do portal da Calce bem:

Ações de implementação dessa estratégia, resumidamente , será a (REFORMULAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO e AGILIDADE, no Setor de Pessoal, num todo.

1°  Agilidade na divulgação  da vaga contendo requisitos mínimos para o preenchimento da oportunidade, o recebimento  e visualização dos currículos.

2°Captação do currículo, que se enquadra mais ao perfil da vaga disponível. O recrutamento interno feito através de divulgação da vaga no quadro de avisos da empresa e através de uma circular interna. Até mesmo para motivar o funcionário, uma vez, este já conhece o ambiente e a cultura da Calce Bem e já esta adaptado a Calce Bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com