TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesta ambiental

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        - DESENVOLVIMENTO        

3        - CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Corumbá está situada ao oeste do Estado de Mato Grosso do Sul e conhecida como a porta de entrada de uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta: o Pantanal. Abrange 60 % do pantanal sul mato-grossense e 37% do Pantanal brasileiro, sendo então, considerada a capital do pantanal e a principal cidade às margens do rio Paraguai, com uma população  de aproximadamente 100 mil habitantes, dos quais cerca de 88% ocupam a cidade, enquanto que os demais ocupam  áreas rurais, bem diversificadas, pois os assentamentos fazem parte da distribuição territorial do município.

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios de Mato-Grosso ( região sul), Mato-Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Geograficamente o pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorrem durante os meses de novembro a abril.

O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e frio na época do inverno e suas àguas são de coloração escuras  e barrentas.

Em relação à fauna, o ecossistema Pantaneiro é muito  diversificado, abrigando uma grande quantidade de animais, que vivem em perfeito equilíbrio ecológico. Podemos encontrar, principalmente, as  seguintes espécies: jacarés, capivaras, peixes (dourado, pintado, curimbatá, pacu), ariranhas, onça-pintada, macaco-prego,veado-campeiro, lobo-guará, cervo-do-pantanal, tatu, bicho-preguiça, tamanduá, lagartos, cágados jabutis, cobras (jibóia e sucuri) e pássaros (tucanos, jaburus, garças, papagaios, araras, emas, gaviões e tuiuius- símbolo  da região). Além destes citados, que são os mais conhecidos, vivem no pantanal muitas outras espécies de animais.

No que diz respeito à flora , o Pantanal possui extensa variedade de árvores, plantas, ervas e outros tipos e vegetação. Nesta região, podemos encontrar espécies da Amazônia, do Cerrado e do Chaco Boliviano. Nas planícies (região que alaga na época das cheias) encontramos uma vegetação de gramíneas. Nas regiões intermediárias, desenvolvem-se pequenos arbustos e vegetação rasteira. Já nas regiões mais altas podemos encontrar árvores de grande porte. As principais árvores do Pantanal são: aroeira, ipê, figueira, palmeira e angico.


  1. - DESENVOLVIMENTO

Corumbá é um dos municípios mais fronteiriços de Mato Grosso do Sul, palco de lutas históricas e de processos de desenvolvimento. Berço da mineração é uma cidade colonial brasileira do século XVIII, com área ribeirinha tombada pelo patrimônio histórico federal e é a terceira cidade do Estado em população.

No passado, o município já ocupou lugar de maior destaque na economia, já que representava o terceiro maior Porto da América Latina e o principal e mais importante centro comercial da região centro oeste. Na atualidade, é expressiva a atuação das indústrias de transformação, tais como: cimento, laticinios e calcário. A extração mineral também se destaca, o municipio hoje ‘abriga’ 3 grandes empresas que atuam nesse segmento. Isso porque em Corumbá, mais precisamente na região denominada Maciço do Urucum está localizada a maior reserva de Manganês e a terceira de ferro do Brasil.

O município está localizado em uma área de predomínio da economia voltada para a mineração, pecuária do gado de corte e o turismo pesqueiro.

A ‘cidade branca’ como é chamada devido à coloração do solo, rico em calcário, é o município do estado que mais recebem turistas, tanto para turismo contemplativo quanto de pesca. Além disso, tem se destacado nas promoções de eventos, através de festivais de música, dança, exposições e outras atividades culturais.

Corumbá é uma cidade de contrastes, possui inúmeras riquezas naturais, mas ainda carece de um plano de gestão personalizado voltado para a preservação desse patrimônio natural, uma vez que se tratando da adequada destinação de resíduos, coleta seletiva e conscientização ambiental verifica-se que há muito trabalho a fazer.

Infelizmente, como em várias cidades brasileiras, a importância dada ao meio ambiente, ainda é pequena, pois na estrutura municipal é utilizado o acúmulo de funções e não existe uma secretaria específica, daí as prioridades serem pífias, pois até a coleta de resíduos sólidos é feita por um empresa chamada Unipave, às terças e quintas feiras, sendo utilizado um saco azul para materiais recicláveis, entregue aos catadores através da prestadora de serviços contratada pela prefeitura, o lixo domiciliar é recolhido de porta em porta nos horários pré determinados, a fim de evitar a exposição por longos períodos prevenindo a ação de animais que possam rasgar os sacos de lixo e conseqüentemente acarretar poluição visual e proliferação de insetos e vetores.

              Coleta de lixo: seu destino final é um lixão a céu aberto. No caso dos assentamentos, não existe coleta de lixo e este é queimado ou mesmo deixado á céu aberto. O lixo hospitalar também é queimado. Mas isso está mudando, pois em breve a cidade terá seu primeiro aterro sanitário.

         Corumbá ainda não dispõe de projetos relacionados aos resíduos da construção civil, a prefeitura apenas oferece ‘contêiner’ para obras de reforma e construção, lembrando  que a construção civil é o principal responsável pela geração de resíduos sólidos, uns dos mais graves problemas ambientais da atualidade causando grandes impactos, isso trás a necessidade de uma intervenção que viabilize uma busca de uma solução para o problema quanto à disposição final desses resíduos, reutilização e reciclagem assim preservando os recursos naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com