TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Conhecimento

Artigos Científicos: Gestao Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

1 RELATORIOS CONTABEIS

Relatório da Administração: Deve evidenciar os negócios sociais e principais fatos administrativos. Evidencia o bem estar de seus colaboradores dentro da organização, sem o objetivo de retorno (lucro) para a empresa.

Balanço Patrimonial: Visão geral da empresa, daquilo que se tem (bens e direitos) e do que se deve (obrigações) Lei 6,404/76.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): Demonstra as despesas e as receitas, ganhos e perdas e deve deduzir o lucro e o prejuízo liquido do exercício e por ação.

Demonstrações das mudanças do patrimônio liquido e de lucros ou prejuízos acumulados: Visa o patrimônio liquido, sem as despesas. É possível visualizar o que a empresa possui atualmente, os bens futuros e a base de lucro.

Demonstrações das origens e aplicações de recursos (DOAR): Evidencia as origens de recursos que ampliam a folga financeira do capital circulante e as aplicações que consomem essa folga.

Essa demonstração pode ser trocada pelo fluxo de caixa por ser a curto prazo.

Substituídas pelas DOAR em alguns países, logo também ocorrera no Brasil: O fluxo de caixa é mais fácil para entendimento dos usuários, ele mostra como ocorre as movimentações disponíveis em cada entidade.

Demonstração do valor adicionado (DVA): Demonstração das riquezas e lucros da empresa dividida entre os acionistas .

Demonstrações comparativas: Analise dos resultados passados com finalidade de projetar o futuro da empresa.

2 PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE

Conceito: conclusões que levam a comandos decorrentes do uso da contabilidade no contexto em que é realizado. É possível se criarem conceitos através da interpretação das demonstrações que auxiliarem na tomada de decisões.

Objetivo: quando são usados critérios e princípios contábeis para a elaboração das demonstrações financeiras, as demonstrações ganham credibilidade, maior utilidade dos dados fornecidos e facilitam a comparação e interpretação de demonstrações entre empresas do mesmo setor.

Os princípios abaixo relacionados foram determinados pelo Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução n° 750/93 e complementados pela Resolução CFC n° 1282/10.

Princípio da entidade: deve haver separação entre o patrimônio da entidade e o de seus sócios, acionistas ou proprietário individual. A contabilidade de registrar fatos que afetam o patrimônio da empresa e não das envolvidas.

Exemplo: Pagamento de contas particulares dos sócios ou acionistas com recursos da empresa.

Afirma a autonomia patrimonial da entidade; o patrimônio de uma sociedade não se confunde com o patrimônio de seus sócios. Uma vez definida a entidade, não deve ser misturados os recursos da empresa com os recursos dos sócios, vice-versa.

Princípio da continuidade: as demonstrações contábeis acontecem pressupondo- se que a empresa esta em atividade e pretende continuar em operação.

Na elaboração dos relatórios contábeis deve levar em consideração que a empresa estará sempre em processo de continuidade.

Princípio da oportunidade: junção dos princípios de tempestividade e integridade das informações registradas ou alteradas nas demonstrações financeiras que dão relevância as informações contábeis. As informações devem ser reconhecidas e inseridas de forma concreta tão logo sejam originadas.

Informações contábeis devem ser elaboradas de forma integra (completa) e tempestiva (em tempo razoável) para não perder a sua relevância.

Princípio do registro pelo valor original: os registros nas demonstrações devem ser feitos pelos valores originais das transações expressos no valor presente da moeda nacional.

Os componentes patrimoniais devem ser registrados pelo seu valor de aquisição (custo), facultado a adoção de outros métodos de mensuração.

Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores:

Custo corrente (valores no período das demonstrações contábeis): os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com