TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Conhecimento

Dissertações: Gestao Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito de Gestão do Conhecimento

Atualmente, quando falamos de gestão do conhecimento, falamos de organização, sistematização capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação correta de maneira rápida e precisa. Esses processos devem ser elaborados para assegurar que a empresa aumente o valor e é um dos mais importantes recursos competitivos nos dias de hoje.

O conhecimento é uma combinação de dados que, tratados e contextualizados, fornecem soluções essenciais no processo de tomada de decisões em todos os níveis de uma corporação. Quando falamos de gestão de conhecimento, logo nos lembramos dos conceitos de conhecimento tácito e explícito. O conhecimento explícito é o que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações, manuais, dentre outras maneiras. É facilmente transmitido, sistematizado e comunicado, pode ser transmitido facilmente entre os indivíduos.

Entretanto o conhecimento tácito é mais complexo, pois é altamente pessoal e difícil de formalizar tornando o processo de comunicação e compartilhamento difícil, uma vez que o mesmo está profundamente arraigado nas ações e nas experiências corporal de cada individuo, variando de acordo com os ideais, valores ou emoções.

Dentre os conceitos da Gestão de Conhecimento existentes na atualidade citamos:

Conceito Takeuchi e Nonaka

Segundo TAKEUCHI E NONAKA (1997, p. 79) o conhecimento humano pode ser classificado em dois tipos: conhecimento tácito e conhecimento explícito.

Conhecimento explícito Envolve conhecimento dos fatos é adquirido principalmente pela informação quase sempre pela educação formal, está documentado, em livros manuais base de dados e é facilmente transmitido seja de formal ou não. .

O conhecimento tácito é o tipo de conhecimento mais importante, pois é o conhecimento pessoal incorporado à experiência individual e envolve fatores intangíveis como, por exemplo, crenças pessoais, perspectivas, sistema de valor, insights, intuições, emoções, habilidades.

Este tipo de conhecimento é considerado como uma fonte importante de competitividade entre as organizações.

Os conhecimentos tácito e explícito são unidades estruturais básicas que se complementam e interagem através da dinâmica da criação do conhecimento na organização de negócios.

Os autores citados também acreditam que, para se tornar uma “empresa que gera conhecimento” a organização deve completar uma “espiral do conhecimento”, espiral esta que vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito, e finalmente, de explícito a tácito.

Logo, o conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados, ampliando assim a aplicação do conhecimento em outras áreas da organização.

A Espiral do Conhecimento é, portanto, o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações.

Conceito de DAVENPORT e PRUSAK

Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica a medida que interage com o meio ambiente”.

Os valores e as crenças integram o conhecimento pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações.

Conceito de Wiig

Conceito de Wiig (1993) ressalta, que a gestão do conhecimento nada mais é que fazer a organização agir de forma mais inteligente pela facilitação da criação, acumulação, desenvolvimento e uso de conhecimento de qualidade.

Conceito de Choo

No conceito de Choo (1998), a gestão do conhecimento deve conter três processos fundamentais:

- criação de conhecimento

- criação de significados

- tomada de decisão

Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Visando otimizar recursos e despontar no ramo em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com