TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Conhecimento

Artigo: Gestao Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 14

Definição de gestão do conhecimento

É o processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização incorporando-os velozmente em novos produtos/ serviços, tecnologias e sistemas – Takeuchi e Nonaka, 2008

Conhecimento e formado por dois conhecimentos principais:

Explicito: expressado em palavras, números ou sons e compartilhado na forma de dados, recursos visuais, especificações de produtos e manuais, ou seja, passa por formalização, recursos áudio visuais, relatórios. Ex: ISSO 9001, Programa 5s.

Tacito: È possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites. São, portanto, dimensões cognitivas como crenças, percepções, valores, preceitos, emoções e experiências do individuo.

Conhecimento Tácito é dividido em duas dimensões:

Técnica: Habilidades informais, ou seja, o know-how

Insights: Habilidades subjetivas de articular a técnica com intuições.

Takeuchi e Nonaka (2008) destacam que acima de tudo reconheceram o ambiente em que a empresa esta ou será inserida é de extrema importância para sua visibilidade. A teoria da entruturação Giddens (1984) serve como parte do todo, que estuda a interação social, em que os seres humanos desempenham papéis e práticas sociais. Por sua vez, esses mesmos seres fazem parte de um ambiente e esboçam reações, como consciência pratica e consciência discursiva que se assemelham respectivamente ao conhecimento explicito e tácito, respectivamente. Essa troca, essa interferência mútua, é para Takeuchi e Nonaka (2008) a criação do conhecimento como processo sintetizador.

Questões:

a- Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Buscando relações inovadoras com alegria, determinação e paixão, tendo como objetivo o aperfeiçoamento continuo, sensibilizando o conhecimento.

b- Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem desse conhecimento novo?

Fortalecendo no dia –a- dia, práticas e valores corporativos que estimulem a gestão conhecimento de maneira espontânea, entendendo suas crenças e valores como conceitos integrantes do conhecimento, uma empresa que percebe diferentes pessoas, com diferentes valores que geram conhecimento em função de seus valores. (ABREU, 2002).

c- Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Capturar, Codificar e Compartilhar.

Gerar um documento formal, com as principais habilidades do cargo ocupado pelo colaborador, tornando acessível e compartilhando com os demais colaboradores presentes na organização.

Descrever os quatro processos de conversão do Conhecimento – Modelo SECI² - e fazer um desenho ilustrativo.

A formação do conhecimento pela expertise do individuo com seus preceitos e valores, a organização, utiliza esse conhecimento e os transforma de Tacito pra Explicito e vice-versa que pode ser feirta de quatro maneiras:

• Socialização: de tácito (individuo) para tacito (individuo)

• Externalização: de tacito (individuo) para explicito (grupo)

• Combinação: de explicito (grupo) para explicito (organização)

• Internalização: de explicito (organização) para tacito (individuo)

ETAPA 2 (Passo 1)

A Espiral do Conhecimento pede ser aplicado no cotidiano profissional de todos nós.

Através da Socialização que é entendida como a conversão que surge da interação do conhecimento tácito entre indivíduos, principalmente através da observação, imitação e prática. Para adquirir conhecimento dessa maneira, a experiência compartilhada é meio mais comum. Normalmente se inicia com a constituição de uma equipe, o que facilita a troca de perspectivas e experiências entre seus membros.

Passando para Externalização que é o processo de conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito. Seja por meio da linguagem falada ou escrita, o conhecimento tácito pode ser convertido em conhecimento explícito através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos. O processo de externalização gera um tipo de conhecimento chamado “conhecimento conceitual”. Que envolve:

• representação simbólica do conhecimento tácito através de modelos, conceitos, hipóteses etc., construídos por meio de metáforas/analogias ou dedução/indução, fazendo uso de toda a riqueza da linguagem figurada para tentar externalizar a maior fração possível do conhecimento tácito;

• descrição de parte do conhecimento tácito, por meio de planilhas, textos, imagens, figuras, regras etc.;

• relatos orais e filmes (gravação de relatos orais e imagens de ocorrências/ações).

Em seguida para Combinação que é a conversão do conhecimento explícito gerado por um indivíduo para agregá-lo ao conhecimento explícito da organização. A troca de conhecimentos pode ocorrer por conversas, reuniões, debates que levem à reconfiguração da informação existente, trazendo para o nível organizacional um novo conhecimento. A mesma é facilitada pela documentação do conhecimento existente.

E finalizando com a Internalização que é o processo de conversão do conhecimento explícito em tácito, estando intimamente relacionado ao aprendizado pela prática. Para que o conhecimento explícito se torne tácito, é necessário a verbalização e diagramação do conhecimento sob a forma de documentos, manuais, práticas ou histórias reais. Esta documentação ajuda as pessoas a internalizarem as experiências dos outros, aumentando assim seu conhecimento tácito.

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. As diferentes formas de inovação podem ser classificadas de diversas maneiras. Destacamos duas: quanto ao objetivo focal da inovação e quanto ao seu impacto. Aqueles que inovam ficam em posição de vantagem em relação aos demais.As empresas são o centro da inovação, e é por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado.

Gestão do Conhecimento, o qual passa então a ser visto como fator de diferenciação das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com