TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Contemporanea

Exames: Gestao Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 2

I - Afinal, quem manda aqui?

1- Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?

A transformação de uma pequena empresa em uma grande organização e a maneira de administrar diferentes tipos de organização, além da diferença de formação entre pai e filhos.

2 – Quem deve “mandar” na empresa?

Deve haver uma conciliação entre os três, porque tanto a experiência prática de Ricardo e o conhecimento acadêmico de Sergio e Alberto são experiências complementares e importantes para uma empresa.

3 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?

Os dois são importantes, mas nas empresas de pequeno porte (pequenas e micro empresas) a administração é um processo mais simples e pode prescindir da educação formal. Nas organizações de grande porte a presença de pessoal qualificado com conhecimento técnico e acadêmico em diversas áreas é imprescindível.

4 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel ele teria? Como você convenceria Ricardo de sua necessidade?

A contratação de um consultor é necessária porque existem novos desafios (evolução tecnológica, concorrência acirrada, situação financeira delicada) que exigem pessoal qualificado para enfrentá-los. O consultor definiria diretrizes para recuperação da empresa através de reorganização administrativa, redefinição de metas/estratégias de vendas e lançamento de novos produtos. Ricardo poderia ser convencido mostrando que até mesmo grandes corporações já contrataram consultores e executivos com a missão de reverter a aparente irreversível queda nas vendas.

5 - Quais as conseqüências previsíveis de Ricardo continuar administrando a empresa?

Queda nas vendas e falência, porque o método de administração de Ricardo, eficiente no passado, ficou desatualizado e não consegue superar os novos desafios colocados para a empresa.

6 - Quais as conseqüências previsíveis de os filhos ficarem com a empresa?

Dificuldades iniciais por falta de experiência prática, mas com grande chance de recuperação já que possuem formação acadêmica e mente aberta para adotar novos procedimentos administrativos.

7 – Quais as conseqüências previsíveis de não haver acordo entre as duas partes?

Principalmente no início, dificuldades desnecessárias para superar os problemas financeiros porque a experiência prática e conhecimento do mercado de Ricardo seria muito útil aos novos administradores.

8 – Você conhece casos semelhantes a este?

Apesar de não lembrarmos os nomes das empresas, tempos atrás (anos 90) o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem sobre as empresas familiares centenárias.

9 - Em caso afirmativo, qual foi o desfecho?

Algumas empresas familiares não se adaptaram às mudanças e fecharam as portas, aquelas que profissionalizaram sua administração ultrapassaram os cem anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com