TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Qualidade

Artigos Científicos: Gestao Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

RA 196990 - ALMERINDO CASTRO DOS SANTOS

RA 196035 - CHRISTINA MARQUES DE OLIVEIRA

RA 196151 - DENIZE CRUZ DE SOUZA

RA 193128 - ELAINE CRISTINA TELES DE SOUZA

RA 200534 - ELIETE LIMA DOS ANJOS

RA 226696 - JÉSSICA GABRIELA TAVARES FRANCO

Administração de Gestão da Qualidade

ATPS para o curso de Administração.

MANAUS

2013

RA 196990 - ALMERINDO CASTRO DOS SANTOS

RA 196035 - CHRISTINA MARQUES DE OLIVEIRA

RA 196151 - DENIZE CRUZ DE SOUZA

RA 193128 - ELAINE CRISTINA TELES DE SOUZA

RA 200534 - ELIETE LIMA DOS ANJOS

RA 226696 - JÉSSICA GABRIELA TAVARES FRANCO

Administração de Gestão da Qualidade

ATPS para o curso de Administração.

Orientador: Professor MS. FELIPE MALCHER

MANAUS

2013

INTRODUÇÃO

A qualidade é hoje a palavra-chave mais difundida dentro das empresas. Ao mesmo tempo existe muito pouco entendimento sobre o que é qualidade. Os próprios teóricos da área reconhecem a dificuldade de se definir, precisamente, o que seja o atributo qualidade de um produto. Esta dificuldade existe principalmente porque a qualidade pode assumir diferentes significados para diferentes pessoas e situações, dependendo se quem a observa é um consumidor, um produtor ou ainda um órgão governamental. Dentro de uma organização, a qualidade também assume diferentes significados para cada um dos setores da empresa, seja Marketing, Produção, Assistência técnica, Projetos, etc. Além disso, a palavra qualidade tem assumido diferentes significados ao longo do tempo, principalmente, para bens de consumo, em função das conveniências e estratégias de mercado das empresas. No dicionário de Buarque de Holanda, a qualidade, em seu sentido genérico, é definida como "propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza". Assim, a qualidade seria uma propriedade inerente à pessoa e ao próprio produto. A preocupação com a qualidade de produtos e serviços deixou de ser, nesta última década, apenas uma estratégia de diferenciação e passou a se tomar uma questão de necessidade. A sobrevivência das organizações no mercado atual depende de sua competitividade que hoje, é função direta da produtividade e qualidade da empresa. Isto significa dizer que o dinamismo e a crescente competitividade no mundo dos negócios colocam em risco a vida das indústrias que não questionarem seus métodos tradicionais de gerenciamento, desenvolvimento de novos produtos, serviços, produção, controle da qualidade e muitos outros.

Perguntas:

O Que é qualidade?

R= Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”Qualidade é um conceito subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade está relacionada às percepções de cada indivíduo, e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

Como o seu conceito se alterou ao longo do tempo?

R=Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício e etc. E o conceito básico é: Redução de custo, Aumento de Produtividade e Satisfação do Cliente.

O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

R= A gestão da qualidade total (TQM pelas siglas inglês) é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A consciencialização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para as micros e pequenas empresas de todo o mundo.

A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzirem custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados. Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas. Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000. Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão. As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais. A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade.

3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Joseph M.Juran: Juran nasceu na Romênia e se formou em Engenharia nos Estados Unidos na década de 20. Com seu livro Quality control hand book (Manual do Controle da Qualidade) de 1951 virou personalidade mundial e foi trabalhar como consultor no Japão em 54.

William E. Deming: Deming nasceu nos EUA e graduou-se em engenharia, teve ainda mestrado em física e matemática e um ph. D em Física e Matemática, ele é mais um físico que brilhou nas organizações modernas ao exemplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com