TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Qualidade

Trabalho Universitário: Gestao Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PROJETO DE VIABILIZAÇÃO DA NATUFOOD

PETROLINA

2013

DANILO BEZERRA, MARCOS AUGUSTO, MARLON NEVES, THIAGO SERRA

PROJETO DE VIABILIZAÇÃO DA NATUFOOD

Projeto de Implementação da empresa NATUFOOD, apresentado como requisito obrigatório para aprovação na disciplina Administração de Projetos, ministrada pelo Prof. Valdner Daizio Ramos Clementino.

PETROLINA

2013

1 – Introdução

Tudo parte de uma premissa que o segredo para se ter uma vida longa e duradoura é ter uma vida saudável, o que exige uma boa alimentação e exercícios físicos regulares.

Nos últimos anos, a preocupação com o corpo tem aumentado muito. Fatores como bem-estar e busca do padrão de beleza “ideal” são provas de que há um público que se preocupa com a forma física e consequentemente, a própria saúde. Nosso objetivo é conquistar este público, oferecendo-lhe produtos diferenciados, com menos calorias, acabando assim, com a ideia de que para se ter uma vida saudável deve-se fazer sacrifícios e “eliminar” certas comidas “prazerosas” do cotidiano.

Diversos fatores têm impactado enormemente na demanda e hábitos alimentares dos brasileiros: Segundo matéria publicada no site Revista Basilis, “Nova Classe Econômica”, o aumento do consumo entre as classes C, D, os programas sociais, a melhor inserção do país no cenário mundial e a aceleração dos processos de comunicação e de comércio são os fatores mais marcantes. Esse aumento da capacidade de consumo é que faz as pessoas optarem por buscar serviços e alimentação fora de casa. O ramo de alimentação é a atividade empreendedora de maior interesse do Brasil. Segundo dados do Sebrae, cerca de 27% dos empreendedores iniciais (com até três anos e meio de atividade) e 20% dos negócios estabelecidos (com tempo de vida superior a três anos e meio) atuam no setor de alimentação.

O objetivo principal do projeto é analisar, através de estudos e captação de dados empíricos, a viabilidade da implantação de uma lanchonete com a produção e comercialização de sanduíches, sucos e afins na região do Vale do São Francisco. Esse empreendimento terá como diferencial, a preocupação com a alimentação saudável de seus clientes e consumidores.

2 – Região do Empreendimento

A cidade de Petrolina vem obtendo um forte crescimento econômico e de contingente populacional. Segundo o IBGE, a cidade atingiu 294.081 habitantes em 2010 e registrou um crescimento real de 34,56% no período de 2000 a 2010, sendo, tanto pela economia quanto pela população, a cidade tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Segundo pesquisas, a cidade possui o maior PIB do interior do Estado de Pernambuco (cerca de R$ 2,2 bilhões) e é uma das 20 cidades médias do país com maiores índices de crescimento. Cada vez mais empreendedores têm apostado na cidade como pólo comercial, o que tem aquecido a economia da região e gerado novos empregos e renda.

É com esse avanço econômico percebido em Petrolina, que as oportunidades de negócios, principalmente, no setor de serviços e alimentação estão crescendo. Os novos habitantes são, na sua maioria, estudantes e profissionais que chegam à cidade em virtude das universidades instaladas na região, e essas pessoas cada vez mais querem “terceirizar’ os serviços pelo fato de não terem tempo.

Hoje há uma tendência em crescimento que é a busca pelo bem estar e por um estilo de vida melhor. Em Petrolina existe uma procura pela qualidade de vida e isto se reflete no ramo de alimentação. O grande diferencial deste negócio é oferecer uma refeição saborosa, com baixa caloria, desenvolvida por pessoas especializadas.

Devido ao grande potencial de crescimento da região e o cenário estando bastante propício a abertura de novos empreendimentos, está foi a escolhida para o estudo do projeto a ser apresentado.

3 – Estudo Mercadológico

A seguir serão apresentados e demonstrados todos os componentes que compõem o projeto de viabilização da Natufood.

3.1 – Produtos/Serviços Oferecidos Pelo Empreendimento NatuFood:

Abaixo serão listados os principais produtos a serem comercializados pela Natufood:

Tabela 1: Produtos a serem oferecidos

Produto Descrição

Sanduíches Sanduíches com matérias menos calóricos, assim como produtos naturais. Produtos que beneficiam a saúde, além da auxiliar na busca por boa forma.

Sucos Sucos rigorosamente elaborados com frutas e outros componentes vindos de uma produção orgânica.

Saladas Saladas com frutas e legumes ricos em nutrientes, com a finalidade de satisfazer a necessidade de alimentação, sem abrir mão da saúde.

Grelhados Comercialização de carnes leves, cozidas ou fritas sem a presença de gorduras saturada ou óleos calóricos.

Atendimento ao publico Ter a preocupação com o atendimento ao público, buscando a excelência no atendimento.

Serviços informativos Priorizar o acesso a informação, como informações nutricionais dos produtos, dicas e conselhos de alimentação saudável.

Todo esse mix de produtos será oferecido, após uma análise de profissionais da área de nutrição assim como profissionais de fisiologia, e ainda profissionais da área de alimentação e gastronomia, pois intenção é realmente oferecer canais de saúde, sem perder qualidade e sabor atrativos para nossos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com