TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Conhecimento

Monografias: Gestao De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/7/2013  •  1.833 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO

A criação do conhecimento organizacional é o elemento chave que diferencia uma organização de outra. A melhoria da qualidade de produtos e de serviços é uma resultante de um processo de desenvolvimento adequado, focado na criação e na internalização do conhecimento, de forma associada à aplicação de ferramentas e de metodologias de qualidade. “A criação de conhecimento organizacional significa a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na organização e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas” (Nonaka e Takeuchi, 1995). O sucesso competitivo, portanto, decorre da capacidade de criar um novo conhecimento.

A Gestão do Conhecimento trabalha com fatores complexos nas instituições, poisenvolve diretamente todos que contribuem, de uma forma ou de outra, para aexistência e funcionamento da instituição. A forma de aplicar esse gerenciamento ébastante discutida, pois ela leva em consideração particularidades de cadainstituição sendo ela uma empresa, comércio ou qualquer outro tipo de negócio.Trabalhar o conhecimento existente na empresa é trabalhar, também, oconhecimento das pessoas e aplicar bem todo esse conhecimento é a chave daquestão.

Algumas definições do termo Gestão do Conhecimento:

Gestão do conhecimento é a identificação, otimização e gerenciamento ativo do patrimônio intelectual, seja na forma de conhecimento explícito mantido por artefatos como no conhecimento tácito possuído por indivíduos ou comunidades. (GATTONI, 2004, p.47)

A Gestão do Conhecimento satisfaz os aspectos críticos da adaptação,sobrevivência e competência organizacional face à crescente e descontinua mudança ambiental. Essencialmente, a Gestão do Conhecimento engloba processos organizacionais que buscam uma combinação sinérgica da capacidade de processamento de dados e informações pela Tecnologia da Informação com a capacidade criativa e inovadora dos seres humanos. (BARONI, 2003, p.31)

Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores. Definindo gestão do conhecimento. (CYRINEU, 2004)

A estrutura organizacional tradicional mostra sinais de esgotamento ao lidar com o fator conhecimento. Ela já não é mais adequada para administrar as pessoas e os processos. A visão do conhecimento que as empresas tradicionais possuem, resume-se à “Administração Científica” de Taylor, não conseguindo lidar com questões de valor e crenças, o que impede a criação de uma nova visão ou de um novo sistema de valor. As técnicas e as estruturas conceituais desenvolvidas, predominantes nas empresas de hoje, enfatizam primordialmente o pensamento.

O conhecimento organizacional é o fator que permite criar uma vantagem competitiva de forma a elevar o nível de qualidade dos bens, serviços e métodos. Quinn (apud Nonaka e Takeuchi, 1997) argumenta que o valor da maioria dos produtos e serviços depende de como são desenvolvidos os “fatores intangíveis baseados no conhecimento”, como o know-how tecnológico, o projeto do produto, a apresentação de marketing, a compreensão do cliente, a criatividade pessoal e a inovação.

O valor de um produto está no conteúdo intelectual, não físico (Stewart, 1998). Isso implica a reconceitualização do significado de produção e produto, pois o conhecimento tornou-se o ingrediente mais importante para projetar, executar e produzir.

Nonaka e Takeuchi (1997), o conhecimento é definido de duas formas, tácito e o explícito. O conhecimento explícito e o conhecimento tácito são as unidades estruturais básicas que se complementam e que a interação entre elas é a principal dinâmica da criação do conhecimento organizacional.

O conhecimento explícito pode ser expresso em palavras e números, e é facilmente processado, comunicado e compartilhado sob a forma de dados brutos, fórmulas científicas, procedimentos codificados ou princípios universais. De acordo com Nonaka e Takeuchi (1997), as empresas ocidentais trataram o conhecimento como sendo necessariamente “explícito”, formal e sistemático. Assim, a organização é vista como uma máquina para “processamento de informações”, e o conhecimento, como sinônimo de um código de computador, uma fórmula química ou um conjunto de regras gerais. Trata-se de uma abordagem que possui raízes históricas na teoria administrativa de Taylor. Assim, o conhecimento explícito é apenas uma pequena parte visível do conhecimento como um todo.

O conhecimento é o insumo básico de todo o processo que envolve o desenvolvimento do produto. Desenvolver um produto “adequado ao uso” (Juran, 1992) é o principal objetivo de qualquer empresa fabricante de bens de consumo.

Dado pode ter significados distintos, dependendo do contexto no qual a palavra éutilizada. Para uma organização, dado é o registro estruturado de transações. Genericamente,pode ser definido como um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos.(DAVENPORT E PRUSAK, 1998, p. 2). É informação bruta, descrição exata de algo ou dealgum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas sãoimportantes, porque são as matérias-primas essenciais para a criação da informação.

Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ouvisível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produçãohumana. São dados interpretados, dotados de relevância e propósito. (DRUCKER, 1999,p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio oumaterial necessário para extrair e construir o conhecimento.

O conhecimento deriva da informação assim como esta, dos dados. O conhecimentonão é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado;é intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido emtermos lógicos. Ele existe dentro das pessoas e por isso é complexo e imprevisível. SegundoDavenport e Prusak (1998, p. 6), o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, quecresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente.

A gestão do conhecimento incorpora parte dos conceitos de gestão da informação,porém gerir informação é diferente de gerir conhecimento, pois o primeiro preocupa-se com atecnologia e a forma de disponibilizar as informações dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com