TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Conhecimento

Trabalho Universitário: Gestao De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: SÃO LUIS –MA DATA: 18/06/2011

CURSO: ADMINSTRAÇÃO SEMESTRE: 1º

MÓDULO/DISCIPLINA: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TUTOR PRESENCIAL: BERNARDO BATALHA

ALUNOS (AS)

INTRODUÇÃO

Em um mundo dilacerado por conflitos, a arte e a prática da negociação são extraordinariamente necessárias.

Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar peixe às decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.

A esfera das negociações sempre necessariamente estão em mudança. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.

Negociar não é mistério. Negociar é comunicar o que você quer. A negociação existe dentro de um relacionamento. Você não negocia sozinho, você o faz com os outros. Quando negocia com sucesso, você comunica o que quer de modo que persuada e satisfaça os outros.

DESENVOLVIMENTO

A negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”. É um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes, também é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta.

A negociação implica caracteristicamente em uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chagar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa, é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades. Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes a clássica solução ganha-ganha.

Negociação é uma visão positiva que supera mitos, significa vencer, a negociação é baseada em necessidades e respeito as diferenças requer atitudes positivas, a negociação portanto deve ser conceituada como um somatório de tempo,poder , comunicação, acordo e relações duradouras.

Negociação é a resolução de um desentendimento por meio do dar e receber dentro do contexto de um relacionamento em particular. Ela envolve o compartilhar de idéias e informações e buscar resultado satisfatório para ambas as partes.

As habilidades essências dos negociadores para conseguir o sucesso em uma negociação como se pode vê a palavra habilidade aparece relacionada a termos como aptidão, capacidade, competência e inteligência. Pessoas reconhecidas como habilidosas certamente são as mais bem preparadas para desenvolver determinadas tarefas especificas. É clara que as habilidades necessárias para realizar eficientemente cada tipo de tarefa são diferentes, como por exemplo, jogador de tênis talvez não consiga ser um musico. Também nas negociações, para cada situação distinta, serão necessárias diferentes habilidades pata alcançar o melhor acordo. Contudo, existem certas habilidades essências que, com maior ou menor intensidade, sempre serão fundamentais aos negociadores.

Conforme observado o estilo da negociação de casa pessoa é, em grande parte, resultado dos sentimentos e atitudes experimentados no inicio de suas vidas. As diferentes experiências “colecionadas” com o passar dos anos são fundamentais para a formação do perfil psicológico.

Embora a negociação esteja presente no cotidiano de todas as pessoas, tanto profissionalmente como na vida pessoal, em termos empresariais, essa não é uma função simples. Negociadores profissionais devem ser pessoas altamente qualificadas, pois suas decisões envolvem constantemente grandes valores monetários e podem definir o futuro da organização. Esses profissionais não podem “se dar ao luxo” de cometer erros banais.

Para ser um bom negociador e atribuir perfeição sucesso deve ser um bom ouvinte, pois quando se escuta atentamente e sem interrupções, você esta aberta a entender e mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser de valia no processo. Desenvolver um espírito negocial, grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo possa ser negociado., saber planejar pois quando se participa de um evento sujeito a negociação, faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma. Muitas vezes é necessário pré-negociar, prazos, especificações, metas, condições de pagamento etc., ser um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência, quase todas às vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. A negociação é ima estada de mão dupla (visar à satisfação) ter cuidado com a primeira oferta.

No ambiente em que se vive a todo o momento surgem arranhões à ética: na política, na justiça e nos negócios. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inúmeras vantagens. A maior delas tem a ver com quem está negociando, agindo com correção e exigindo respeito torna-se conhecido como um negociador confiável, pois fazer promessas para proteger suas vendas em contingências certas, oferecendo um produto que não lhes serve naquele momento, utilizar de informações confidencias, suborno e etc., isso é falta de ética e que pode gerar um problema no processo de uma negociação.

A informação para o moderno negociador, seja de que área for, é um profissional que administra o máximo de informação possível, tanto de dentro quanto de fora, utilizando-a para o balizamento e exploração de sua posição no evento.

Quem administra convenientemente o elemento tempo praticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com