TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Marketing

Exames: Gestao De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  2.365 Visualizações

Página 1 de 8

Gestão de MKT - Atividade 3 / 4 / 5

por ryonzin » Sáb Out 19, 2013 8:03 pm

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

O difícil controle da qualidade no setor agropecuário brasileiro

É incompatível se tornar o maior exportador de carne do mundo e conviver com regiões do país ainda em total descontrole sanitário. Começamos a pagar o preço da liderança. Nos últimos quatro anos a China tornou‐se grande importadora de soja. Expandimos a produção, ampliamos os portos, modernizamos as fazendas, fornecendo um produto de primeiríssima qualidade. Não conseguimos, porém, emitir um único certificado de qualidade consistente nesses anos todos. A China exigia um certificado informando a qualidade do produto. O Brasil enviava soja transgênica, de produção ilegal no país. Como certificar que não era, se era, e era ilegal ser? Desculpávamo‐nos. A China sabia o que queria comprar e sabia que a soja era boa. Devem ter achado curioso as idas e vindas do governo e do exportador brasileiro. Construiu‐se uma imagem de fragilidade institucional.

Neste ano os chineses erraram suas previsões e compraram mais do que deviam. Acumularam elevados estoques e prejuízos com a queda interna do preço do farelo. Indo ao porto identificaram um pequeno lote de soja que nunca deveria ter sido embarcado no Rio Grande, em flagrante desrespeito a critérios de qualidade, pois era tratado com fungicida para sementes.

Com a amostra do pequeno lote desmoralizaram o país inteiro. O próprio governo, talvez sabendo que não garante mesmo muito, vacilou. Um golpe comercial de sucesso e incalculável prejuízo. (Baseado na Reportagem “O Nó da qualidade) de Pedro de Camargo Neto, publicada na Revista Exame Edição 825 de 31 de agosto de 2004.

De acordo com os parâmetros de diferenciação de um produto, qual o parâmetro que a soja brasileira NÃO está conseguindo atender?

Resposta Correta: b.

Conformidade

Feedback da resposta:

A soja brasileira, de acordo com o texto acima, não consegue se adequar às exigências internacionais e, por isso mesmo, não possui a “conformidade”necessária.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Ventiladores Spirit

O empresário carioca Felipe Pech, de 51 anos, nunca se conformou com a imutabilidade dos ventiladores. Há décadas, o que se via no mercado eram as mesmas hélices brancas, protegidas por grades de plástico. A pasmaceira se repetia nos modelos de teto. "Eu achava que havia mercado para modelos mais criativos", diz ele. Movido por essa convicção, Pech largou o cargo de executivo num grande magazine, abandonou sua carreira de 20 anos no varejo e juntou 300.000 reais, entre suas economias e de alguns investidores. Em 2002, lançou o Spirit (ao lado), o primeiro ventilador de teto brasileiro com duas pás, em vez das três ou quatro tradicionais. E, além disso, lançou a novidade em cores vibrantes, como verde-limão, abóbora e rosa-choque. "O produto agradou logo de cara", diz Pech.

A aerodinâmica do Spirit foi inspirada na hélice do avião usado pelo americano Charles Lindbergh, o primeiro a atravessar o oceano Atlântico num vôo‐solo, em 1927. A aeronave -- o Spirit of Saint Louis -- deu nome ao produto e à própria empresa.

Guardadas as devidas proporções, pode-se dizer que o Spirit também foi pioneiro, pois permitiu à empresa desbravar um mercado até então dominado por grandes marcas, como Arno e Electrolux. No primeiro ano, foram vendidas 75.000 unidades. No seguinte, as vendas dobraram. A expectativa era que, em 2006, fossem vendidos 280.000 ventiladores. (Fonte: Reportagem “Muito além da Beleza ” de Valéria França publicada na Revista Exame de 24 de agosto de 2006).

O parâmetro de Diferenciação de Produto que a empresa Spirit está adotando é:

Resposta Correta: e.

Estilo

Feedback da resposta:

A marca de ventilidores “Spirit” está alterando o Estilo do ventilador a fim de diferenciá-lo de seus concorrentes.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Há uma exigência no atendimento ao cliente de hotéis destaca as competências necessárias do profissional da hotelaria e restringem-se àquelas que estão relacionadas ao atendimento, a postura, jogo de cintura e flexibilidade. Para este profissional um dos requisitos de diferenciação pode ser citado como sendo:

Resposta Correta: c.

Cortesia

Feedback da resposta:

Os profissionais de uma empresa podem constituir um diferencial tão importante quanto o produto e os serviços, principalmente quando estes constituem uma parcela importante da oferta.

Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

PepsiCo e Coca-Cola são conhecidas pela rivalidade entre elas. Contudo, enquanto a Coca-Cola possui negócios apenas na área de bebidas não alcoólicas, a Pepsi, há muito, vem diversificando sua atuação, e opera também nos mercados de restaurantes com a Marca Pizza Hut e de salgadinhos com a Elma Chips. Em termos do modelo de decisão de seleção de segmentos de mercado, pode-se dizer que a Pepsi e a Coca-Cola adotam, respectivamente:

Resposta Correta: d.

Especialização Seletiva e concentração em um único segmento.

Feedback da resposta:

Ao atuar nos segmentos de bebidas, restaurantes e alimentos, a PepsiCo está diversificando sua atuação, embora concentre esforços e recursos em cada um desses segmentos. Por outro lado, a Coca-cola segue em frente atuando com a maior marca de bebidas do mundo, concentrando seus esforços apenas nesse segmento.

Pergunta 5

0 em 0,2 pontos

Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. Não é possível para uma empresa satisfazer todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com