TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

A Mudança Organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias projetadas para realinhar a organização com as constantes mudanças nas demandas de seu ambiente de negócios, ou que queira conquistar novas oportunidades de negócios, modificando a ordem existente com o intuito de melhorar a eficiência da empresa e nível de alcance e seus objetivos.

Essas modificações afetam principalmente os níveis de autoridade e responsáveis de vários membros e linhas de comunicação estabelecidas, mas também pode envolver qualquer segmento.

Em virtude do crescimento global e da tendência de enxugamento de pessoal, praticamente todas as empresas modernas estão mudando, mas para isso as empresas tem que ter alta estabilidade para implementar essas mudanças. Quando uma empresa passa constantemente por mudanças sem considerar o quão é essencial é a estabilidade, com isso acaba gerando estresse em seus colaboradores, por não perceberem para que caminho estão indo.

Empresas estão por todo o mundo, produtos que nós brasileiros usamos, pessoas de outros países também usam, para isso empresas tendem a ter criatividade e dinamismo para colocar no mercado produtos ou marcas diversificadas, para que sobrevivam a novas realidades mercadológicas.

As Organizações devem estar atentas as novas demandas da modernidade, porque a sociedade esta cada vez mais exigente e não somente aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto as ações empresariais, pois querem transparência e responsabilidade.

A mudança organizacional uma realidade do mundo atual, não só na economia de mercado, mas também nos governos, por meio de políticas e normas, nas empresas e nas organizações não governamentais, que crescem e defendem os temas emergentes como: Meio Ambiente, Saúde e Bem estar social, Diversidade, Direitos Humanos e Comunidades.

Questões de pobreza e miséria, colocam a paz em um segundo plano, alem de criar barreiras de consumo, que se refletem diretamente nos negócios da empresa. Para que sua atuação seja de sucesso, a empresa precisa equacionar os seguintes fatores, criação de riqueza e as necessidades dos empregados e o meio ambiente.

Criar riqueza não somente para a empresa, mas também a comunidade como um todo, possibilitando melhores condições de vida e de preservação do meio ambiente, ou seja proporcionar o bem ao maior numero de pessoas é o grande desafio do administrador contemporâneo.

Como diz o filosofo grego Heráclito (observou que não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas estão continuamente entrando na corrente).

Para as organizações, elas devem ter um olhar atento para seus sistemas e o meio ambiente em que estão inseridas, para que possam adaptar seus processos e mudar, sempre que necessário.

Para os administradores são muito as forças atuantes e isso os levam a um padrão de rotinas, como as estruturas hirárquicas formais e rígidas, normas, procedimentos, controle, cultura organizacional. Portanto gestores percebem o exato momento em que as mudanças são necessárias e como devem ser implementadas, com o propósito de mudanças positivas, pode ser o diferencial competitivo de uma organização.É necessário que se estabeleça o que tem de ser mudado e com isso deve ser feito, quais os indivíduos serão afetados e, finalmente, é necessário que se realize uma avaliação do processo.

Observa-se que tais eventos provocam alterações no equilíbrio psicológico do individuo, culminando mal estar ou desgaste físico, causados principalmente pela mobilização inconsciente de energia do corpo quando um individuo se vê confrontado pelas demandas da empresa ou do trabalho, os quais tem custado muito as organizações por decorrência de afastamentos médicos ou processos.

É uma função da gerencia adotar critérios que previnam o estresse organizacional, apoiando as pessoas dentro da empresa, permitindo que os funcionários sejam criativos, mudando a forma de trabalhar, e também a gerencia deve indicar aos seus colaboradores qual devera ser o seu próximo passo dentro de sua carreira e quando ocorrerá, pois esses procedimentos conferem segurança e inibem o estresse entre os colaboradores.

Diante de tantas mudanças, novas formas e modelos para se administrar são necessárias. Investe-se muito para que inovem as teorias, a essa inovação de teorias chamamos novos paradigmas.

Paradigmas são teorias dominantes num certo período, tem função normativa, pois postulam o que é ou não possível e estabelecem noções a respeito como o mundo é constituído e do seu funcionamento. Paradigma oferece uma visão acerca do mundo e também um conjunto de problemas para serem resolvidos.

Se tratando em foco nas pessoas é um paradigma que veio para ficar na gestão das organizações modernas, boa gestão pode criar as condições, o contexto que viabiliza o bom desempenho, mas ela vai depender sempre dos indivíduos. Se formos questionar grandes empreendedores ou dirigentes bem sucedidos, todos destacarão pessoas, colaboradores que tiveram um papel preponderante no seu sucesso.

Aceitar que as pessoas são diferentes e que como indivíduos somos bons em coisas diferentes. Temos diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes – o que é chamado de competência. O papel do gestor é descobrir os talentos e colocá-los onde possam contribuir mais para o desempenho da organização.

Incentivar e dar condições de autogestão às pessoas. Para isso se faz necessário criar uma cultura organizacional cujos valores estejam de acordo com as metas da organização. Em termos práticos, os gerentes devem ajudar as pessoas a se autogerenciarem, por meio de exemplos, a refletir sobre como eles trabalham ou aprendem, o que valorizam, o que os motiva, promovendo o auto-conhecimento.

Encarar as pessoas que colaboram com a organização como parceiros e deste modo tem real interesse que a organização dê certo. A organização tem que fornecer insumos, incentivos, fatores, o nome que se deseja dar visando que o indivíduo tenha a expectativa de obter incentivos financeiros competitivos, crescimento profissional e um bom ambiente de trabalho em contrapartida a seus esforços, dedicação, responsabilidade e comprometimento.

A competição das organizações de hoje faz com que os seus administradores sejam largamente cobrados pelos resultados. O foco em resultados não é exclusivo das organizações, mas cada vez mais e em todos os níveis, os gestores são cobrados pelo aumento do lucro por acionistas ou proprietários da organização.

Resultado é o ato ou efeito de resultar. E como consequência gerar lucros. O lucro é a principal medida de desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com