TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.658 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

1 Introdução

Neste trabalho abordaremos os seguintes itens: Introdução à Moderna Gestão de Pessoas, gestão de pessoas em um ambiente dinâmico e competitivo e Planejamento estratégico de gestão de pessoas.

Gestão de pessoas é a união de pessoas e organizações. O trabalho toma considerável tempo da vida das pessoas e dependem delas mesmas o alcance do sucesso. As pessoas são o principal ativo da organização por isso mesmo, as organizações precisam se tornar mais conscientes e atendas com relação aos seus funcionários. Gestão de pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas, empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou outra denominação utilizada, para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

O século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram as organizações, sua administração e seu comportamento. Este século pode ser definido com século da burocracia ou século das fábricas. Esta mudança marcou muito o ato de administrar pessoas. Nesta época destacamos a era industrial clássica, a era clássica e a era.

As organizações vêm passando por grandes transformações em função de pressões que recebem tanto do contexto externo quanto do contexto interno. As mudanças por que passam as organizações não estão limitadas a suas estruturas organizacionais, seus produtos ou seus mercados, mas afetam principalmente seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relações internas e externas de poder. Essas mudanças não são de natureza episódica, mas processos contínuos na vida das empresas.

2 Desenvolvimento

Esta é uma área sensível que predomina numa organização. É contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, a estrutura as características da organização. Uma pessoa é bem sucedida quando cresce dentro de uma organização. As organizações jamais existiriam de não houvesse as pessoas para dar-lhe vida. As organizações existem porque as pessoas que lá estão seus funcionários, que decidem as coisas em seu nome. Podem ser chamados ainda como: colaboradores, associados, empregados, pessoal, trabalhadores, etc. Estes são classificados como mensalistas e horistas para diferenciar o pessoal que trabalha no escritório do que trabalha na produção. Podem ainda, classificá-los como mão de obra direta ou indireta. Produtivo ou improdutivo.

A RH de hoje optou pela solução de as duas partes saiam ganhando. É a chamada relação ganha-ganha no jogo dos interesses. Esta solução requer negociação, participação e sinergia de esforços. Hoje, todo processo produtivo só se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros e estes contribuindo com algum recurso. Neste patamar encontramos os trabalhadores, com sua força e conhecimentos, os fornecedores com a matéria prima, insumos, serviços e tecnologias, os acionistas com o capital e investimentos, os clientes e consumidores contribuem na aquisição dos produtos ou serviços. Então, cada um contribui com uma parcela para consolidar e fortificar a organização. São três os aspectos fundamentais da moderna Gestão de pessoas: As pessoas como seres humanos, Como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais, como parceiras da organização.

Os objetivos da Gestão de Pessoas são variados. A ARH deve contribuir para esta eficácia através da ajuda na organização para o alcance de seus objetivos e sua missão, Proporcionar a competitividade à organização, Propiciar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar mudanças. A moderna Gestão de Pessoas consiste em várias atividades entregadas, como descrição e análise de cargos, planejamento de Rh, recrutamento, seleção, orientação e motivação de pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, etc.

Cada administrador desempenha quatro funções ou processos administrativos que são: planejar, organizar, dirigi8r e controlar. O ARH ajuda o administrador a desempenhar todas estas funções. Há seis processos de gestão de pessoas: Processo de agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar Pessoas. Estes processos estão bastante relacionados entre si, se influenciam reciprocamente. Para a ARH gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff.

Isto significa que quem deve gerir pessoas é o próprio gerente – supervisor – líder de equipe ao qual estão subordinados. A ARH apenas é consultada, lhe proporciona meios e serviços de apoio. Hoje, há a interação entre o RH e gerentes de linha. Sem esta interação haveria conflitos entre a decisão tomada pelo RH e o gerente da área. São especialidades da ARH: Posicionamento, Manutenção de Pessoal, Relações de trabalho, Treinamentos e desenvolvimentos, remuneração, Comunicações internas, Organização, Administração, Políticas de planejamento de pessoal, Auditoria e pesquisa.

São responsabilidades de ARH dos gerentes de linha: Recrutar e selecionar, integrar e orientar novos funcionários na equipe, treinar e preparar as pessoas para o trabalho, avaliar e melhorar o desempenho de cada pessoa da equipe, ganhar cooperação criativa e desenvolver relações agradáveis do trabalho, interpretar e aplicar as políticas e procedimentos da organização, controlar os custos trabalhistas, desenvolver as habilidades e competências de cada pessoa, criar e manter elevado moral na equipe, proteger a saúde e proporcionar condições adequadas de trabalho.

A tendência moderna é descentralizar as decisões e ações de RH rumo aos gerentes, pois estes são os gestores de pessoas. Ao que se refere ao processo de execução do trabalho em equipe, deve-se levar em consideração que as motivações individuais influirão decisivamente no desempenho da equipe. A insatisfação é um estado natural do ser humano. Ele fica satisfeito em situações momentâneas, retornando sempre ao seu estado natural que é a insatisfação. Se um ser humano convive com um grupo de pessoas que têm suas necessidades básicas atendidas ele desfrutará do estado de satisfação mais freqüentemente e o grupo de pessoas estará num estado de saúde mental ou elevado moral.

Isto significa ser impossível avaliar o grau de satisfação dos componentes da equipe (moral) através de um só participante, pois este poderá estar satisfeito hoje e insatisfeito amanhã. O que importa para o líder da equipe é manter o nível de satisfação médio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com