TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Dissertações: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

1 GESTÃO DE PESSOAS

Apresenta-se a seguir relato sobre mudanças organizacionais, definições e conceituações de Gestão de Pessoas.

1.1 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

A importância de obter-se vantagem competitiva através das pessoas deu-se principalmente a partir da globalização e dos avanços tecnológicos, que influenciam as organizações a obterem um diferencial competitivo, adequando-se aos novos requisitos empresariais e de lucratividade no mercado.

Antes desse processo de mudança se estabelecer tradicionalmente as pessoas eram equiparadas aos recursos físicos, reproduziam e repetiam comandos de ações programadas. Não havia interação e nem era cogitado o uso da sua criatividade (CHIAVENATO, 2009).

De acordo com Chiavenato:

As pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente com outros recursos organizacionais como máquinas, equipamentos, e capital na conjunção típica dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho. Dentro dessa concepção, a administração das pessoas recebia a denominação de Relações industriais (CHIAVENATO 1999, p. 28).

No filme tempos modernos (1936), de Chaplin onde estas relações industriais são expostas com crítica ao modelo de trabalho em que as pessoas são monitoradas, e fazem as atividades em série, como o apertar dos parafusos numa esteira de produção, que não pode parar. A única solicitação do Presidente da empresa é maior velocidade nos setores, o homem que opera alavanca não possui nenhuma autonomia, a ordem é visando somente “estar à frente da concorrência”.

O empregado é condicionado a apenas um movimento, mesmo tendo conflitos com outros na mesma esteira de trabalho, não interage e nem o supervisor reduz os pontos de conflito. O empregado dentro deste condicionamento acaba por adoecer, não diferente do que muitas empresas até atualmente deixam acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com