TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigo: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

01) Defina os 3 significados de RH.

Funcao ou departamento, conjunto de praticas de recursos humanos e profissao.

02) Qual e o contexto de Gestao de Pessoas?

O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações. De um lado, o trabalho toma considerável tempo das vidas e dos esforços das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca. Assim, as pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais. Crescer na vida e ser bem-sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. De outro lado, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Na verdade, cada uma das partes depende da outra. Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.

03) Comente a compatibilizacao de objetivos organizacionais e individuais.

O conflito no ambiente organizacional se dá pela divergência entre os indivíduos dentro de uma estrutura hierárquica, que, por meio de suas posições, dividem opiniões díspares, as quais podem comprometer o alcance dos objetivos da organização e ocorre quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante. Visto que a organização trabalha com pessoas e que estão em constante mudança , a extinção de conflitos nunca acontecerá mas pode haver uma diminuição considerável , a partir do momento que passa –se a entender que dentro da empresa deve haver comunicacao entre os seus membros , sendo ela uma ferramenta vital para esboçar interesses de ambas as partes. Para um melhor convívio organizacional , é preciso equilibrar as vontades dos funcionários x as vontades da empresa . Para tanto os dois lados nunca estarão em completa satisfação simultânea , visto que para amenizar conflitos em um momento um lado terá que ceder para que os objetivos do outro sejam atingidos e vice versa.

04) Pessoas como recursos ou como parceiros? O que isso significa?

As organizações tradicionais tratavam as pessoas como meros recursos, que tinham como responsabilidade executar seu serviço, sem opinar ou contribuir com novas ideias. As tarefas e funções eram bem delineadas seguindo um escalão hierárquico bastante rígido. Aos poucos a estrutura tradicional foi perdendo espaço para uma estrutura organizacional mais participativa. Quando as pessoas disponibilizam seus talentos , tais como: inteligência, competência , capacidade física, habilidades, as empresas utilizam esses recursos e os dirigem rumo ao alcance de seus objetivos e estratégias. Nessa ótica as pessoas são percebidas como parceiras, que fazem parte do processo como um todo, que são encorajadas a contribuir, e em troca são devidamente recompensadas com salários mais justos, treinamentos, premiações, elogios. Uma organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com