TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  4.896 Palavras (20 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 20

GESTÃO DE PESSOAS

TUTOR Á DISTÂNCIA

.

ABRIL – 2013

Introdução

Na etapa um (1), seguindo todos os passos, foi realizado o relatório sobre a Moderna Gestão de Pessoas, assistimos o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin, podendo assim definir e entender.

Já na etapa dois (2), foi lido o artigo sobre Recrutamento e Seleção de Pessoal, definimos o que é Avaliação de Desempenho e por fim escolhemos então a Empresa Casa Pão de Queijo, conhecendo um pouco do trabalho realizado nesta organização.

Na etapa três (3), estudamos sobre Programa de Incentivo, Modelo de Plano de Projeto pelo Escopo, entendendo assim a importância de cada conteúdo. Elaboramos o Plano de Ação e análise da situação da empresa Livraria Paulo Freire, escolhido por nós todos da equipe.

E finalizando a última etapa quatro (4), fizemos um breve resumo sobre os artigos lidos, a Relação entre empregado e empregador, e Higiene e segurança no trabalho.

Concluímos então, sobre o Plano de Ação e suas estratégias utilizadas pelo gestor da organização, para resolver os problemas do dia a dia da empresa.

Relatório sobre os Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas

Assistindo as cenas do filme tempos modernos em que retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30 logo após a crise de 1929, época em que a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana levando boa parte da população ao desemprego e a fome.

O filme nos mostra a vida na sociedade caracterizada pela produção industrial pegando por base o sistema de linha de montagem e fazendo uma critica a alienação do operário desse meio de produção, sendo manipulado pelo poder do capital.

A figura central do filme é Carlitos o personagem clássico de Chaplin que trabalha em uma indústria, principal meio de distribuição de empregos da época, no filme são percebidas várias criticas que Chaplin mostrou em tempos modernos, ele trata da desigualdade entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, mostra também a mesma sociedade que explora os trabalhadores alimenta todo conforto e diversão da burguesia.

Carlitos que trabalha em uma indústria, após sofrer um surto é considerado louco e levado a uma clinica, sendo liberado ele é imediatamente preso, por engano, já que estava junto de um movimento comunista, sendo considerado o líder pelos policiais. Assim que foi liberado da prisão, Carlitos fazia de tudo pra voltar, já que a vida na prisão era muito melhor do que a vida nas ruas da cidade, uma das criticas demonstradas no filme.

Analisando podemos afirmar que mesmo com as tecnologias de ponta que existem nas indústrias visando sempre a produção rápida e lucros, a condição socioeconômica do homem continuava em segundo plano, pois como podemos constatar através do filme, a implantação de esteiras móveis nas industrias tinha como finalidade aumentar a produtividade tendo em vista o lucro, sempre visando o capital financeiro e mordomias de determinado grupo social, enquanto que os operários estavam sendo cada vez mais explorados, trabalhando muitas vezes sob pressão de seus superiores e sem terem seus direitos trabalhistas respeitados, onde muitos adquiriam enfermidades em funções de suas condições de trabalho.

Devido essas insatisfações dos operários surgiram os movimentos grevistas, que tinham como reivindicação melhorias salariais, esses movimentos foram reprovados pelos patrões que acionavam as autoridades policiais para que acabassem com os movimentos e os fizessem voltar ao trabalho.

Finalizando o filme Carlitos, o Personagem de Chaplin junto com a jovem demonstra uma grande vontade de ter uma vida digna, uma casa um emprego e esse sonho eles levam com eles até o final, indicando que da parte deles existia perspectiva e positivismo.

Na moderna gestão de pessoas, as pessoas constituem o mais importante recurso das organizações. Essa nova gestão é representada pela interdependência das organizações e das pessoas. O relacionamento entre ambos que antes era considerado competitivo, hoje é baseado na solução, hoje as empresas estenderam seus conceitos, nessa nova gestão as empresas trabalham em parceria incluindo nela os funcionários, sendo que cada parceiro esta disposto a investir seus recursos na organização na medida em que obtiver retornos adequados. Assim as pessoas deixaram de ser considerados recursos (humanos) para serem tratadas como parceiros.

A gestão de pessoas tem sido responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte do capital intelectual que simboliza mais que tudo, a importância do fator humano e plena Era da Informação. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nelas trabalham.

São as pessoas que mantêm e conservam o status já existente e são elas que geram e fortalecem a inovação e o que deverá vir a ser, são as pessoas que produzem, vendem, servem ao cliente, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas, inclusive dirigem outras pessoas, pois não pode haver organizações sem pessoas.

No fundo as Organizações são conjunto de pessoas. Em muitas organizações falava-se até pouco tempo em Relações Industriais- uma visão burocratizada que vem desde o final da Revolução Industrial e que encontrou seu auge na década de 1950. Em outras organizações fala-se em Administração de recursos humanos em uma visão mais dinâmica que predominou até 1990, e em algumas organizações mais sofisticadas, fala-se agora em Administração de pessoas, com uma abordagem que tende a personalizar e visualizar as pessoas como seres humanos, dotados de habilidades e capacidades intelectuais. A tendência que hoje mais se verifica está voltada para mais além: fala-se agora em Administração com pessoas.

A gestão de pessoas administra com as pessoas, são elas que tocam as organizações juntamente com os colaboradores e parceiros internos que mais entendem delas, dos seus negócios e do seu futuro. Hoje as organizações não têm como prioridade o Capital financeiro e sim o Capital Intelectual (pessoas).

Recrutamento e Seleção de Pessoal: O que a Analise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com