TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 8

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Atualmente, considera-se benéfico utilizar os diferentes talentos, pontos de vista e formações que os funcionários de uma organização possuem, combatendo a crença de que todos os que não fazem parte de um grupo dominante devem a ele se adaptar. Tal situação é caracterizada pelo conceito de: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada:

b.

Diversidade da força de trabalho.

Resposta Correta:

b.

Diversidade da força de trabalho.

Feedback da resposta:

A composição de uma equipe de trabalho tende à homogeneidade ou à diversidade, sendo possível pensá-la em cinco dimensões: Atributos demográficos, tais como idade, etnia, gênero, orientação sexual, religião, educação, etc.. Conhecimentos, habilidades e capacidades relativas à tarefa. Valores, crenças e atitudes. Personalidade, estilos cognitivos e comportamentais. Status na organização, como, por exemplo, nível hierárquico, especialização ocupacional, etc. Estas dimensões conceituais podem ser associadas à variedade de conhecimentos, e atitudes que se bem gerenciadas potencializam a aprendizagem.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

A diversidade cultural ganhou importância para as empresas, especialmente a partir da década de 90, em função das mudanças demográficas que passaram a ocorrer tanto na força de trabalho quanto no mercado consumidor. Um número crescente de pessoas oriundos de grupos considerados minorias (mulheres, negros, etc.) passaram a fazer parte do mercado de trabalho e, consequentemente, do mercado consumidor tornando a diversidade cultural um desafio organizacional a ser compreendido e gerenciado (ALVARES, 2010)

Nos dias de hoje, determinadas minorias sociais que representam grandes contingentes de pessoas têm dificuldades para progredir em suas carreiras por diversas razões, resultando em progresso limitado para esses grupos. No que se refere a esta realidade nas organizações, pode-se afirmar que, assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta

Resposta Selecionada:

a.

A segregação ocupacional por sexo amplia as possibilidades de formação da mão de obra feminina.

Resposta Correta:

a.

A segregação ocupacional por sexo amplia as possibilidades de formação da mão de obra feminina.

Feedback da resposta:

O objetivo principal da gestão da diversidade cultural é administrar as relações de trabalho, as práticas de emprego e a composição interna da força de trabalho a fim de atrair e reter os melhores talentos dentre os chamados grupos de minoria. Isso pode ser feito por políticas de recrutamento que incorporem os critérios relacionados à diversidade cultural do mercado de trabalho. Gerenciar a diversidade significa aproveitar o melhor de cada pessoa, valorizando-a, o que tem como resultado a criação de uma cultura que não somente valoriza as diferenças, como também reconhece que a organização pode ser melhorada. Toda e qualquer ação da empresa, ainda que por iniciativa legal, pode favorecer modelos futuros que considerem a diversidade.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Uma série de motivos tem elevado o tema da diversidade humana a um patamar de maior visibilidade e influência no cotidiano das organizações. Legislações decorrentes de mobilizações sociais, globalização das empresas, migrações em busca de emprego em países mais desenvolvidos, estruturas de trabalho multifuncionais e políticas de responsabilidade social corporativa são alguns dos fenômenos que justificam esse novo contexto. (MENDES, 2005)

Gerenciar a diversidade no ambiente de trabalho implica maximizar suas vantagens e minimizar possíveis barreiras. Há um conjunto de atividades voluntárias e compulsórias que podem ser conduzidas na organização. Dentre as ações compulsórias, ou seja, que tem respaldo jurídico com vistas à diversidade, destaca-se a de: Assinale a alternativa correta.

Resposta

Resposta Selecionada:

a.

Garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.

Resposta Correta:

a.

Garantir igualdade de salários e de critérios de seleção.

Feedback da resposta:

As iniciativas conhecidas como abordagens tradicionais no gerenciamento da diversidade são: a Negação, na qual gestores e algumas práticas da organização indicam aos colaboradores que eles são diferentes e que as diferenças não afetaram o modo como a organização os trata. A motivação para a prática da negação tem sido legal (exigida por lei), moral (as regras da moral pessoal ou organizacional assim o exigem) ou de responsabilidade social (a boa cidadania

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com