TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Captação de Pessoas: novo nome para recrutamento e seleção?

“A captação de pessoas pode ser compreendida como toda e qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender a suas necessidades presentes e futuras. (DUTRA, 2002:81).”

Para a maioria dos autores, e mesmo no dia a dia, esse tipo de movimentação de pessoas é normalmente chamado de recrutamento e seleção. Então por que o termo captação de pessoas?

Dutra (2002) coloca que o uso dos termos recrutamento e seleção pressupõem que sejam duas ações separadas, quando na realidade trata-se de um único processo.

Além disto, o uso dos termos recrutamento e seleção restringem a compreensão do

processo, pois:

• O processo sempre é visto da perspectiva da empresa, quase nunca no sentido das pessoas para a empresa.

• Mercado de trabalho é assimilado como provedor de recursos e não como espaço de trocas, que deve ser cultivado em uma perspectiva estratégica.

• Ocorre o privilégio do mercado externo, relegando ao segundo plano o

mercado interno.

• O foco restringe-se às necessidades atuais da empresa e quase nunca às futuras.

Outra questão relevante é que o processo de captação não se restringe às situações em que são estabelecidos vínculos empregatícios. Hoje as empresas possuem diversas alternativas de contratação, desde que com todos os cuidados legais. Dentre elas, podemos citar:

• Contrato de trabalho por tempo indeterminado

Texto 1 - Captação: Recrutamento e Seleção

4 Gestão de Pessoas - Processo de Movimentação Universidade Anhembi Morumbi

• Contrato de prestação de serviço temporário: pode ser utilizado desde que por um período não superior a três meses. Geralmente este tipo de contrato é realizado por intermédio de empresas especializadas na oferta deste tipo de mão de obra, as chamadas “agências de emprego”.

• Contratação de empresas (pessoa jurídica) para prestação de serviços Geralmente para trabalhos bem definidos e período previamente estabelecido.

Existe ainda, a alternativa de cooperativas de trabalho que começam a crescer.

Não podemos esquecer que o mercado de trabalho é dinâmico e que sofre influências dos fatores políticos, econômicos e sociais. Neste sentido, considerando as necessidades das organizações e das pessoas neste inconstante mundo do trabalho é provável que novas alternativas comecem a se apresentar.

Exemplo disto são algumas legislações específicas que começam a surgir, como a de trabalhadores rurais que permite contratos temporários para períodos de safra.

Para Dutra (2002) captação de pessoas pressupõe consciência da empresa com relação às suas necessidades. O processo de captação será conduzido com mais objetividade à medida que sejam definidos, de antemão, alguns aspectos:

• Perfil profissional: estabelecimento dos conhecimentos, habilidades e experiência da pessoa a ser captada.

• Perfil comportamental: delimitado com base no contexto político, social e cultural em que a pessoa trabalhará.

• Entregas desejadas: Quais são as entregas esperadas da pessoa no presente e futuro, para que seja analisado no processo de captação se a pessoa está apta ou não a entregar o que é desejado.

• Condições de trabalho: em que ambiente a pessoa atuará e quais os recursos que terá à sua disposição para realizar o trabalho.

• Condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com