TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

A partir de determinados momentos de sua história, a universidade pública brasileira foi capaz de incorporar a pesquisa e a extensão, que não constavam de sua missão clássica. Na segunda metade do século XX, passou-se a notar que o conhecimento por ela gerado tinha um valor de troca significativo e que seus quadros docente e discente constituíam expressivo potencial empreendedor em segmentos de alta tecnologia. (FUJINO, 1999).

Neste contexto, surgem oportunidades inéditas para atuação das universidades. A interação universidade-empresa é um exemplo de como as universidades estão transformando conhecimento em inovação produtiva. Tal possibilidade é representada pelo modelo da Hélice Tríplice, onde a idéia subjacente reside na ação empreendedora da universidade, no exercício de sua nova missão em prol do desenvolvimento, sua assim chamada “terceira missão”, em adição às missões de ensino e pesquisa.”

A inovação não é assunto apenas de governo e empresas, envolvendo também as universidades. A transferência de tecnologia é a máquina da inovação, ou seja, a máquina das sociedades em transformação e tem as universidades e centros de pesquisa como as principais bases do conhecimento científico e tecnológico existentes no país.

Entretanto, entre a sala de aula e o processo de transferência de tecnologia existe uma lacuna, justamente devido aos interesses e prioridades do ambiente acadêmico e do empresarial serem ainda distintos. Por meio de disciplinas e programas de empreendedorismo a UFMG procura despertar na comunidade acadêmica um olhar para além da cerca da universidade, estimulando a interação com o mercado. O mundo precisa de empreendedores, principalmente em países em desenvolvimento. Uma avaliação internacional mostrou a importância de se promover em âmbito acadêmico eventos e cursos orientados para a inovação que contemplem alunos no início de sua vida acadêmica, de modo a complementar a sua formação. Novas exigências de qualificação foram sendo estabelecidas pela “sociedade do conhecimento”, de tal modo que a formação em nível superior seja de natureza ampla e inserida no contexto social. Espera-se ainda que ela seja capaz de desenvolver competências e disposições flexíveis para o trabalho, devendo o próprio sistema educacional tornar-se flexível e estar aberto a mudanças. Assim sendo, é necessário que a universidade esteja na vanguarda da formação de profissionais, não se restringindo às necessidades imediatas do mercado, o que resultaria no empobrecimento do conhecimento, reduzindo-o à mera informação, à instrumentalização para a ação e ao saber imediato e útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com