TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

ANHANGUERA EDUCACIONAL

POLO DE CRICIÚMA SC

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Bruna Rampinelli RA 435267

Edilamar Maximiniano Nunes da Silva RA 436065

Júlia Bettiol Rampinelli RA 436268

Laércio Domiciano Silveira RA 436028

Thais Bernardini Luiz Fermino RA 435835

Viviane Mendonça Alves RA 435836

DESAFIO DE APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Prof (a). MSc. Karem Grubert Rojas

CRICIÚMA, 15 DE ABRIL DE 2013.

(ETAPA 4, PASSO3)

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Vamos iniciar este roteiro de negociação salarial, fazendo um comentário da vida de Solange Oliveira Lima que trabalha em uma Multinacional desde 2005 exercendo a função de serviços gerais. Ao longo desse período demonstrando seus esforços foi promovida de cargo, passando de serviços gerais a secretária. A mesma assumiu novas responsabilidades, trabalhando e dedicando-se cada vez mais a empresa. Solange desenvolveu capacidade, desempenho, com finalidade de ser uma funcionária mais qualificada para o mercado de trabalho.

Sabendo do seu potencial, começou a cursar ensino superior em Gestão de Recursos Humanos em busca de novos conhecimentos e crescimento profissional. Após tantas responsabilidades, Solange fez uma proposta de negociação para seu chefe, a mesma alegou que com aumento de responsabilidade deveria ter um reajuste salarial, também porque mostrando seu interesse resolveu se aprimorar para conseguir algo mais, porém seu gerente negou a solicitação de pedido salarial, ela manteve a calma e não entrou em conflito com o seu gerente. Ela teve a iniciativa e criatividade de através de seus esforços dobrados demonstrarem sua capacidade tornando-se uma funcionaria exemplar. Após alguns dias ela retorna a negociar com seu gerente, pois a negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo ser humano, mostrando assim que seu aumento salarial beneficiaria muito mais a empresa do que ela mesma, pois através desse aumento ela terá oportunidade de se capacitar muito mais. O seu gerente então alega que no momento não teria condições suficiente para dar um aumento salarial a ela, mesmo sabendo da capacidade de Solange do seu potencial, ele diz então para ela passar em sua sala na próxima semana, para conversar mais sobre o assunto. Solange desde então já começou a preparar uma nova negociação para que nesse próximo encontro ela consiga realizar o seu desejo.

Na semana seguinte Solange retorna a sala de seu gerente, perguntando se ele já havia pensado no assunto do seu reajuste salarial, ele então diz:

- Cheguei a um conceito a respeito de seu pedido, três semanas de negociação e mesmo recebendo alguns não, você não diminuiu seu desempenho muito pelo contrario se saiu ainda melhor, e por isso resolvo te dar o aumento que desejas. Solange então muito contente e agradecida volta a trabalhar com muito mais ânimo e vontade, por saber que foi mais valorizada.

A negociação não é só com conversas, mais sim também com demonstrações, se não conseguir o que deseja na hora em que deseja, não desista e não perca a paciência nem as esperanças por que muitas vezes uma negociação do tipo requer dias antes de qualquer resultado, e é com muita conversa e atitudes inteligentes que conseguimos.

Solange se formou na faculdade e ainda trabalha na mesma empresa mais agora ocupa um cargo diferente, ela esta na área de recursos humanos e desde então já recebeu outros aumentos e promoções por estar sempre pronta para qualquer situação, até mesmo pronta para aprender com alguns ‘’nãos’’ na vida.

Em uma negociação é fundamental manter a calma e ter autocontrole, mas ao mesmo tempo manter o foco no seu objetivo, colocar-se no lugar de seu patrão (gerente), ouça mais, fale menos, mantendo tranquilidade, criando um ambiente de confiança e respeito.

Solange tentou descobrir informações do seu patrão, para saber quais eram as necessidades na empresa. Quando Solange recebeu um “não” ao pedir aumento salarial, a mesma não criticou a proposta do seu patrão, por outro lado, fez um ambiente amigável, tendo iniciativa para encontrar uma solução que atenda os seus interesses e também os interesses de seu patrão, durante a negociação ela teve que exercer a função de juiz, para decidir o que era certo ou não, no que estava sendo apresentado.

A percepção é muito importante no momento da negociação ela precisa avaliar o que aquela atitude criativa iria influenciar na proposta. Muitas pessoas, sem planejamento na hora de fechar um negócio devido à pressa, acabam não fechando, por impulso por ter agido de forma precipitada, Solange precisou ser amigável, simpática, mas não aceitou tudo o que o patrão disse a ela, depois de muita perspectiva, insistência, e um pouco de paciência, sempre mantendo o seu bom humor e com suas estratégias e planejamento ela alcançou o seu objetivo, que era o seu tão sonhado aumento salarial.

Conforme HARTMAN, GEORGE M.no livro “COMO NEGOCIAR AUMENTO DE SALÁRIO” Naturalmente você quer ser pago pelo que merece, mas primeiro deve fazer o seu chefe compreender o quanto vale a sua contribuição, para a empresa.

TEXTO 1 (ETAPA 1, PASSO 3)

DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa.” (COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa. 8 ED. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1980.)

“Negociar é um processo de comunicação com propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”. (ACUFF, HOW to negotiate anything with anyone anywhere arond the world.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com