TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

As organizações do trabalho, ao longo dos tempos, foram evoluindo quanto ao valor empregado ao seu pessoal. Antes estes eram considerados apenas como recursos, ao lado de tantos outros que fazem parte das organizações, dessa forma eram vistos como servis e passivos. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção: o reconhecimento do ser humano.

O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade.

A Gestão de pessoas dentro de uma organização procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, toda voltada para a relevância do fator humano veste ser este o maior capital das organizações. De nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que os utilizam não estão adequadamente preparadas, com condições de produzir o que a empresa espera.

“A Gestão de Pessoas traz outro olhar em torno dos funcionários de uma empresa, enxerga-os como colaboradores, como parceiros, não mais como um recurso de organização, servil e passivo, mas, como um sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações e criador da inovação dentro das organizações.” (RIBEIRO, 2008).

ETAPA 1 – OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

 1.1 Definições de Gestão de pessoas e as mudanças organizacionais

• Gestão de Pessoas

A Gestão de Pessoa são as políticas e as práticas importantes para administrar o trabalho das pessoas na organização. Além disso, a RH é a função administrativa voltada à: análise e descrição de cargos, recrutamento e seleção de pessoal, admissão de candidatos selecionados, orientação e integração de novos funcionários, administração de cargos e salários, incentivos salariais e benefícios sociais, avaliação do desempenho das pessoas, comunicação aos funcionários, treinamento e desenvolvimento das pessoas, desenvolvimento organizacional, higiene do trabalho, segurança e qualidade de vida no trabalho, relações com empregados e relações sindicais.

Atualmente, as organizações bem- sucedidas percebem que para crescerem é necessário de investimentos, principalmente o dos empregados. Assim, o RH tem a função de permitir a colaboração dos funcionários na organização, para alcançar os objetivos da empresa. Os objetivos da Gestão de Pessoas podem contribuir na organização através dos seguintes meios: Ajudar a organização alcançar seus objetivos, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas, aumentar a auto-atualização, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar e impulsionar a mudança, e por fim ajudar a manter as políticas éticas e comportamento social.

• Mudanças Organizacionais

Atualmente com tantas pressões originadas pelo mercado, exige que as empresas mudem constantemente para obter retorno nesse mercado competitivo, necessitando da adaptação geral dos funcionários dentro das empresas. Assim, definimos que mudança organizacional são as transformações cada vez mais rápidas e amplas que exercem um impacto direto nos trabalhadores.

Com as mudanças no mercado de trabalho, as organizações buscam mais do que recursos de produção, mas também, investem principalmente em seus trabalhadores. Como as pessoas constituem a sua principal vantagem competitivas, a empresa precisa investir nelas, desenvolve-las e ceder-lhe espaço para seus talentos. Assim, quanto mais a organização investir em seus funcionários, mais enriquecerá seus passaportes e aumentará a mobilidade potencial das pessoas.

Na Era Industrial o modelo de negócios era totalmente diferente nos dos dias de hoje. Naquele tempo, baseava-se no capital financeiro, onde a organização transformava o seu dinheiro em ativos fixos (uma fabrica, equipamentos, escritórios), e contratava apenas um executivo para administrar os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para as máquinas. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa, no qual só estendida ao executivo.

Já nos dias de hoje, o capitalismo intelectual é diferente, pois as empresas exigem investimentos intensivos em conhecimento. Quanto mais conhecimento agregado no produto ou processo produtivo, maior o lucro. O conhecimento não se compra não se transfere, não é insumo. O conhecimento só existe na cabeça das pessoas.

Além disso, a mudança organizacional é a implementação de novos procedimentos ou tecnologias para realinhar a organização com as constantes mudanças, ou para conquistar novas oportunidades de negócios. Ela também abrange a introdução de novas tecnologias, processos e procedimentos, diferente da forma tradicional realizada no trabalho.

A mudança pode causar emoções e reações, ansiedade, desafio, resistência, ambigüidade, energia, entusiasmo, incapacidade, receio, pessimismo e motivação. Mas para o gerenciamento da mudança organizacional é necessário reconhecer, guiar e administrar essas emoções e reações, minimizando assim a inevitável queda de produtividade que geralmente acompanha as mudanças.

 1.2 Tempos Modernos e a moderna gestão de pessoas

Esse filme relata a vida das pessoas após a crise de 1929, que levou a maior parte da população a fome e desemprego. Nesse filme retrata a vida de Carlitos, que ao conseguir um emprego em uma grande indústria, transforma em líder grevista ao conhecer uma jovem quem se apaixona.

Além disso, o filme focaliza a vida da sociedade industrial, caracterizando que o homem era considerado o apêndice da máquina e deveria tal como ela ser padronizado na medida do possível. Mostra também que, a sociedade capitalista desfruta e explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para a burguesia.

Em Tempos Modernos podemos relacionar muitas partes do filme com as mudanças organizacionais em que ocorre dentro das fábricas. No trecho que Carlitos é engolido pelas engrenagens das máquinas da empresa onde trabalha como operário, permite que represente a relação da modernidade, a forma que estamos lidando com os avanços tecnológicos. Apresenta também que Carlitos era como se fosse molas que complementam e articulam o movimento das máquinas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com