TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Seminário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Seminário  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

A relação entre os assuntos demonstra como era o tratamento em relação a mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.O filme “Tempos Modernos” demonstra claramente a importância na produção em escala. Foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.

No processo de gestão de RH de uma fábrica do século XX os gerentes (ou melhor, capatazes) tinham uma função bem clara: fazer o trabalhador render o máximo em termos físicos. O gerente de um RH era como diríamos, um capataz mor. Um capitão do mato moderno que se mudou para a cidade, que tinha a função de regular a produção na base da coerção física ou psicológica. Os escravos agora passam a responder pelo nome de TRABALHADORES ou proletários,em sua maioria é vista pelo patrão como um grande ônus, sendo que todo o esforço do capitalista, proprietário das máquinas, vai ser no sentido de tirar o máximo proveito possível da relação homem-máquina, considerando mais as perdas advindas com o uso inadequado da máquina do que com questões sobre o trabalhador e a sociedade.

Com o passar dos anos as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo e principalmente à valorização e investimento em seu elemento interno.

As mudanças começaram desde a época do filme onde a máquina a vapor executa um serviço que antes era realizado por muitas pessoas. Hoje não é diferente a máquina é muito importante, passou por adaptações, novas tecnologias. Os equipamentos têm mais capacidade, velocidade, designer moderno. E a indústria procura trabalhar sempre buscando o melhor. Temos hoje no mundo complexo indústrias mais sofisticadas e metodologias de trabalho operário melhor planejado. Da mesma forma que as guerras do passado eram feitas com espadas e escudos que hoje foram substituídos por arsenais nucleares, muda somente a aparência do moderno explorador que se aprimorou em manter dominados seus quadros de trabalhadores e em viciar o consumidor em “necessidades” induzidas.

A empresa deixa clara sua missão, metas e objetivos e dispõe de treinamento, benefícios e recompensas, a fim de proporcionar motivação e fazer com que o colaborador seja parceiro da organização.

Nesta fase, as pessoas deixam de ser simples recursos organizacionais e com isso o profissional se sente engajado em participar da estrutura como um todo. Neste contexto, as pessoas precisam adequar-se ao mercado de trabalho, conhecer as novas tecnologias para até mesmo garantir o seu emprego e o seu futuro.

O que fica evidente é que independente da época ou situação estamos o que ocorreu em relação ao perfil antigo da organização, e o atual, podem ser comparados a reestruturação no setor profissional e organizacional para identificar estes fatores de mudança.

Podemos mencionar alguns aspectos da importância da GESTÃO DE PESSOAS dentro da organização:

Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

Proporcionar competitividade à organização;

Proporcionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com