TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS

- Missão:

Todas as organizações tem uma missão a cumprir. Missão significa uma responsabilidade que se recebe, é a finalidade da existência de uma organização, representa sua razão de ser e para o que ela deve servir a razão pela qual se considera necessária ao mercado e a maneira como quer ser vista por ele, algo como um diferencial no meio de tantas outras empresas do mesmo ramo. A missão está voltada para o cliente, pois ele é a única razão da existência da corporação destacando que a sua satisfação é a prioridade.

- Visão:

Aquilo que se espera em um determinado tempo ou espaço. É a razão pela qual se considera necessária ao mercado e a maneira como quer ser vista por ele, algo como um diferencial no meio de tantas outras empresas do mesmo ramo. A missão está voltada para o cliente, pois ele é a única razão da existência da corporação destacando que a sua satisfação é a prioridade.

- Objetivos Organizacionais:

É o resultado desejado que se pretende alcançar em determinado período de tempo. Uma situação que a organização tenta atingir, as organizações buscam atingir objetivos específicos, e servir a esses objetivos é a razão de ser da organização, esses objetivos nunca são uma situação que se possui e sim uma situação que se busca.

- Estratégia Organizacional

Refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente. A estratégia organizacional representa a mobilização de todos os recursos no âmbito global da organização visando a atingir objetivos situados no longo prazo. Na realidade, a estratégia representa o comportamento global da organização em relação ao seu ambiente.

- Os Desdobramentos da Estratégia

Condições ambientais e tendências: econômicas, tecnológicas, sociais, politicas e culturais.

Oportunidades e riscos. Qualificação, pesquisa e avaliação dos riscos.

Competência diferencial; Capacidade: financeira, gerencial, organizacional, conhecimentos.

Recursos da empresa: para ampliar ou restringir oportunidades, identificação de pontos fortes e pontos fracos e programas para aumento de capacidade.

Consideração de todas as combinações.

Avaliação para determinar melhor adequação entre oportunidades e recursos.

Escolha de produtos e mercados – Estratégia empresarial.

- Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas

O planejamento estratégico de RH deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização. Quase sempre o primeiro busca uma maneira de integrar a função de RH nos objetivos globais da empresa. O planejamento estratégico de RH refere-se à maneira como a função de RH pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.

- Os modelos de Planejamento de Gestão de Pessoas

Existem vários modelos de Planejamento de Gestão de Pessoas. Alguns são genéricos e abrangem toda a organização, enquanto outros são específicos para determinados níveis ou unidades organizacionais. Vejamos alguns deles:

Modelo baseado na procura estimado do produto ou serviço: Baseia-se no conceito de que as necessidades de pessoal são uma variável dependente da procura estimada do produto ou do serviço.

Modelo baseado em segmentos de cargos: Focaliza também o nível operacional da organização. É o modelo de planejamento de pessoal operacional utilizado por empresas de grande porte.

Modelo de substituição de postos-chave: É o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com