TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigo: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 5

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

Em nossa disciplina de Gestão de Pessoas I temos estudado sobre a evolução histórica da Gestão e Pessoas, as mudanças ocorridas e implementadas por muitas organizações que buscam manterem-se ou destacarem-se nesse cenário competitivo que vivenciamos.

Esta avaliação focaliza alguns pontos relacionados a esses assuntos estudados.

Siga os passos:

1º) Leia o o artigo “Comprometimento organizacional: Um estudo de caso no supermercado ‘Beta’”, disponível na midiateca ou no link: http://www.pg.utfpr.edu.br/depog/periodicos/index.php/revistagi/article/view/146/142

2º) Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qp-VmVHp4fY

3º) Com base no artigo, no vídeo e no livro didático da disciplina de Gestão de Pessoas, leia as questões abaixo e as responda com atenção .

a) Considerando os dois personagens, João e Juca:

- Qual dos dois demonstra estar comprometido com a empresa?

R; juca

- Por quê? Justifique a resposta com base em argumentos teóricos.

(Sua responda deve ter entre 15 e 20 linhas) (2,0 pontos)

Juca é um funcionário que demonstra estar bem mais interessado com o progresso de sua empresa,no cumprimento de seu dever ele foi mais completo do que o companheiro João. Pesquisou os produtos possíveis para substituírem o abacaxi, e verificou a qualidade destes produtos comparando preços obtendo uma série de informações preciosas e necessárias para que a compra fosse feita da melhor forma possível e lucrativo para sua empresa.

A relação entre indivíduo e organização sofre influência gradativa, pois a competição acirrada reflete nas decisões tomadas e repercute na vida das pessoas quando em situação de trabalho, em especial, no seu comprometimento. Compreender e modificar o comportamento humano no contexto das organizações é uma busca do estudo aprofundado do comprometimento organizacional, este que pode ser explicado como um processo de vínculo do indivíduo com a organização.

Juca que por ser um funcionário melhor do que João que tem mais tempo de empresa , busca sempre ter um desempenho superior , com isso faz com justiça receber um salário melhor do que o companheiro , demonstrando total comprometimento com sua empresa .

b) Com base na leitura do artigo sugerido acima, relacione a situação do personagem Juca com uma das dimensões do comprometimento, apontadas por Meyer e Allen (1993). Defina esta dimensão e explique como se relaciona a Juca. (Sua resposta deve ter entre 15 e 20 linhas) (3,0 pontos)

comprometimento afetivo comprometimento como um envolvimento, onde ocorre identificação com os objetivos e valores da organização. Representa algo além da simples lealdade passiva, envolvendo uma relação ativa, na qual o indivíduo deseja dar algo de si para contribuir com o bem-estar da organização. Segundo Meyer e Allen, “Empregados com um forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem.

Juca demonstrou esses atributos na pesquisa efetuada , quando seu chefe apenas pediu para ver ser tinha abacaxi no lugar indicado por ele , e o funcionário fez mais do que sua obrigação procurando comprar o produto pedido pelo chefe nas melhores condições e que sua empresa não tivesse grandes prejuízos. negociou com o fornecedor em grande quantidade para que o produto fosse baratiado , verificou os preços de produtos semelhantes e com preços acessíveis , como a banana a laranja o mamão .

Este tipo de comprometimento exercido por Juca demonstra total lealdade

Do funcionário a sua empresa e inteira dedicação, pois o seu chefe não havia lhe ordenado que realizasse estas tarefas mencionadas ao qual o funcionario sentiu a grande necessidade real da empresa e com muito bom censo cumpriu o que realmente era necessário para sua empresa.

c) Que estratégias a empresa onde trabalham João e Juca poderia desenvolver afim de gerar comprometimento dos colaboradores? Explique. (Sua resposta deve ter entre 15 e 20 linhas). (2,5 pontos)

a empresa pode aumentar o envolvimento e o comprometimento de seus funcionários da seguinte forma; Um ótimo ponto de partida é selecionar candidatos com valores que coincidam com os da empresa. Depois é necessário ter um processo sistemático de avaliação dos funcionários, identificando os pontos críticos na relação da equipe com a organização. A partir dos resultados são definidas estratégias específicas para cada caso. Pode ser necessário trabalhar o reconhecimento dos profissionais ou as formas de promoção e treinamento, por exemplo. Se o diagnóstico é bem feito, há várias maneiras de ampliar e melhorar o envolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com