TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Casos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Segundo Diniz (2005), liderar envolve competências que viabilizam a inspiração, motivação, ações e atitudes de outras pessoas para alcance e superação de metas, é estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas para resultar em um objetivo final.

Liderança não é concentrar poderes, mas sim dar poderes aos indivíduos para que estes contribuam para empresa em um trabalho conjunto.

Em outras palavras Liderança é um poder sólido e necessário, uma combinação de esforços individuais para realização de propósitos coletivos, com a função de juntar máquinas, equipamentos, tempo, espaço e conhecimento dentro da organização.

Liderança já foi bem mais fácil, hoje os líderes encontram-se continuamente em redefinição para responder a todas as exigências, pois as mudanças são constantes e o mercado mais competitivo.

2. METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o método de pesquisa qualitativa e descritiva feita através de consultas bibliográficas, artigos, e sites da internet, coletas de dados em arquivos da organização, análise de conteúdos, depoimentos de funcionários, diretoria e demais colaboradores.

3. DADOS DA PESQUISA

As respostas das pesquisas bibliográficas mostraram que, ao longo do tempo, as empresas se tornaram mais comprometidas, criteriosas, respeitadoras e transparentes.

A metodologia escolhida previa a utilização de vários conceitos definidos, sites e artigos da internet e apostilas do curso.

O levantamento mostrou que o interesse por Liderança e Gestão de Pessoas cresceu em todos os andares da pirâmide nas organizações. Não basta haver comprometimento da alta-direção para que uma empresa adote práticas de Liderança é necessário disseminar o conhecimento sobre o assunto utilizando tecnologias e contar com o apoio de toda a organização.

4. RESULTADO DA PESQUISA

Através deste trabalho foi possível explorar e demonstrar conceitos que tornam a Liderança um processo de influenciar pessoas no sentido de agirem em prol de toda uma organização, de acordo com a postura do líder e criação de um determinado clima na organização.

A equipe se torna mais criativa, mais cooperativa e se adapta a novos problemas exibindo sua responsabilidade e boas intenções para melhorar sua imagem na conquista de novos clientes.

5. ANÁLISE DE RESULTADOS DA PESQUISA

As práticas de Liderança utilizada pela organização escolhida é a Liderança Coaxem (Leader Coach) onde os lideres são modelados pelos princípios do Coaching, ou seja as competências são estimuladas, os projetos conduzidos em parceria, as habilidades desenvolvidas, as opiniões ouvidas e levadas em conta, os colaboradores têm a confiança em seu trabalho compartilhado e os resultados dos trabalhos desenvolvidos são coletivos, os lideres tem uma liderança ativa que envolve processos de todos os departamentos, desde o chão de fabrica até os escritórios do mais alto escalão.

São aqueles lideres com assertividade, uma vez que identifica as capacidades individuais de cada um de seus liderados e as utiliza para potencializar seus resultados, apresenta desafios e novidades motivadoras, criando um ambiente colaborativo e empreendedor, também mais feliz e favorável a evolução profissional assumindo seu estilo de liderança dependendo mais da situação do que da personalidade.

Sua postura ocorre de acordo com as diferentes situações que ele detecta no dia-a-dia, procurando buscar um estilo adequado para cada situação, dando ao grupo liderado, segurança e motivação por certo tempo, mas exigindo que metas e objetivos sejam alcançados e atingidos dentro dos prazos e expectativas dos clientes em potencial.

Os lideres desta organização buscam eliminar barreiras que as pessoas têm de colocar seus talentos, criatividade e conhecimentos a serviço da empresa, além de criar condições apropriadas, remunerações justas e motivação para que seus colaboradores tenham orgulho de desempenhar seu papel e aplicar seus conhecimentos e habilidades em prol do desenvolvimento organizacional.

6. CONSIDERAÇÕES

Segundo o diretor presidente da organização o investimento em pessoas é a base que resplandece quando o mercado olha para a organização. E temos muita honra disso. Se de um lado, fazemos grandes investimentos no desenvolvimento e na capacitação de quem faz parte dessa empresa. De outro, vemos um time dedicado e comprometido. São, definitivamente as pessoas que fazem toda a diferença. E na organização o engajamento é alto. O orgulho de fazer parte dessa companhia está presente em nós.

Além do Presidente,outros diretores e colaboradores afirmam através de depoimentos e entrevistas que a organização em questão orienta a seus lideres conquistarem o respeito de suas equipes para realizarem um trabalho conjunto e continuo,respeitando as pessoas e trabalhando em prol de toda equipe, organização e comunidade externa.

Segundo Oliveira e Limongi-França (2005. p. 8):“Os profissionais de Gestão de Pessoas e Liderança como qualquer outro profissional da organização, podem valorizar sua posição e contribuir em seu departamento se puderem comprovar os resultados de suas atividades e sua influência no resultado da Organização competitiva.

O comprometimento da liderança na organização em questão se dá devido a uma transparência e qualificação dos seus lideres, projetando ações, para quantificar, medir, atingir e fornecer embasamento para o desenvolvimento de seus liderados delegando o máximo possível de responsabilidade e autoridade, alicerçando suas ações em fatos com uma visão holística das operações numa perspectiva em longo prazo.

Conclui-se então que a organização em destaque é referência em tudo que envolve Gestão de Pessoas, Liderança, Recrutamento, de Desenvolvimento à Qualidade de vida. A base da sua liderança está na capacidade que um indivíduo tem de influenciar as outras pessoas a fim de agir de maneira a alcançar metas pessoais e profissionais, sendo que sua administração abrange muito mais do que um alcance a um alvo.

A idéia principal de melhorias dentro da organização é a quebra de barreiras hierárquicas, além da comunicação e qualidade de processos, produtos e desenvolvimento e competência de qualidade dos funcionários, com intenção dos trabalhadores participem efetivamente dos processos decisórios para o sucesso dos negócios organizacionais.

BIBLIOGRAFIA

Observação:

Bibliografia não autorizada pela organização.

...

Baixar como  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »