TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão de Pessoas

“Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Fisher e Fleury (1998)

É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiros da organização: como parceiros, investem conhecimento, esforços na empresa na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios).

INTRODUÇÃO À MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

As pessoas na moderna gestão, passam a constituir a vantagem competitiva das organizações que dependem diretamente delas para produzir seus bens e serviços, atender os clientes, já que a inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção”.

O filme “Tempos Modernos” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacional daquela épocaz, onde Charles Chaplin e os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. Devido aos abusos, os mesmos aderiam a greves e reivindicações até adquirirem melhores condições de trabalho. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz” que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica.

Nos dias de hoje não há muita mudança em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa, transformando-lhes em “colaboradores” ao invés de reles funcionários.

Não se pode negar que o tratamento para com eles (funcionários) mudou muito, com as novas tecnologias, globalização e conhecimento, muitas empresas estão trazendo a gestão de pessoas para um contexto de humanização e motivação para um melhor resultado da empresa.

Porém a grande maioria ainda intimida o funcionário mostra que ele é o lado mais fraco e que tem que dançar conforme a música que a empresa toca e pronto. Isso tudo ocorre ao mesmo tempo em que a empresa diz que esta se modificando se humanizando mais e tentando valorizar seu “colaborador”.

O que podemos concluir é que as coisas mudam ao passo de tartaruga, pois já estamos em 2013 o filme de Chaplin se passa em 1929 após a crise e praticamente os cenários ainda são quase os mesmos.

O mundo mudou. E as pessoas também. Não é muito difícil perceber que atualmente

vivemos em uma sociedade marcada fortemente pela mudança. Temos a certeza de

que tudo irá mudar em instantes.

As relações de trabalho também mudaram. Não foram apenas as leis. Mas principalmente

o modo como as pessoas são tratadas e administradas nas empresas.

A tendência atual é a valorização das pessoas no ambiente organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com