TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas 3

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Pessoas 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

O consultor Eduardo está fazendo um processo seletivo para um cargo gerencial na empresa Beta S.A. Dentre as diversas técnicas de seleção, o consultor escolheu o método de entrevista com os candidatos. No que se refere à entrevista e seu planejamento, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta.

a.

Provoca maior sinceridade nas respostas do entrevistado.

b.

Permite a obtenção de dados em diversas áreas, tais como: pessoal, profissional e social, com o objetivo de investigar a presença de competências necessárias à organização.

c.

O sucesso da entrevista é avaliado pela quantidade de informações sobre o candidato. Quanto mais informações, maior o êxito da entrevista.

d.

A entrevista com foco em competências é realizada com base em lista fixa de questões, cuja formulação e ordem é constante para todos os entrevistados, o que permite melhor comparação entre candidatos.

e.

Permite que o entrevistador faça críticas e sugestões ao candidato

.

0,2 pontos

Pergunta 2

Na Volkswagen, todas as posições em aberto são reveladas primeiro para o público interno. O analista de marketing e qualificação corporativa da empresa, Marcos Quege, afirma que só recorre às pessoas de fora quando não há mais jeito mesmo: "Quando não conseguimos cobrir a vaga com alguém da Volks, primeiro recorremos à base de currículos que temos na Web, em nosso site. Depois, apelamos para o networking e, se mesmo assim a vaga não conseguir ser preenchida, aí sim vou tentar um candidato com a consultoria". (Fonte: www.carreiras.empregos.com.br)

O recrutamento interno se traduz pelo preenchimento dos cargos vagos por funcionários selecionados e posteriormente promovidos pela organização, tendo as seguintes características:

I – motivação e comprometimento do colaborador;

II - inovação nos processos, devido à ampliação da qualificação funcional;

III - redução do custo de contratação, pela minimização de processos.

Representa(m) vantagem(ns) do processo de recrutamento interno SOMENTE a(s) característica(s)

a.

I e II

b.

I e III

c.

I

d.

II e III

e.

II

.

0,2 pontos

Pergunta 3

A competência é vista por novos autores, como um saber agir responsável. Porém, a competência de um profissional vai além do saber agir: existem outros saberes relacionados a competências profissionais. Assinale a alternativa que NÃO corresponde e nenhum desses saberes.

a.

Saber comprometer-se: saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos da organização.

b.

Saber aproveitar: apropria-se dos elementos marcantes da empresa, tirando proveito deles para si.

c.

Saber mobilizar: saber mobilizar recursos financeiros, pessoais e matérias, criando sinergia entre eles.

d.

Saber aprender: trabalhar o conhecimento e as experiências, rever modelos mentais, saber desenvolver-se e proporcionar o desenvolvimento dos outros.

e.

Saber comunicar: compreender, trabalhar, transmitir informações, conhecimentos, assegurando o entendimento da mensagem pelos outros.

.

0,2 pontos

Pergunta 4

Quando uma pessoa tem contato com um novo trabalho é natural que sinta ansiedade e que precise de instruções adequadas para ter um bom início. Alguns especialistas em gestão de pessoas defendem a teoria de que se a pessoa tiver boas experiências desde o início de seu contato com a empresa, ficará mais tempo ligada à instituição. Essa colocação é especialmente interessante para os gestores, por exemplo, da área da restauração, pois o turnover (rotatividade de mão de obra) é sabidamente um dos principais problemas enfrentados pelos estabelecimentos.

Há na teoria de gestão de pessoas um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com