TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 6

Treinamento e Desenvolvimento

Para inicio de conversa podemos relatar a diferença entre treinamento (foco em tarefas), Desenvolvimento (foco em carreira) e Educação (foco para vida e seus desafios), podem ressaltar a diferença das instituições que podem ser Tradicionais ou Sistêmicas (atenção em partes/no todo, foco em objetivos/relacionamento, linear/ circularidade, mecanista/biológica).

É importante ter o conceito da amplitude dos conhecimentos onde Gestão do Conhecimento, engloba Educação Corporativa e algo ainda maior Aprendizagem Organizacional. Devem-se levantar as necessidades analisando a organização, as pessoas e as atividades e procedimentos, ser um detetive! Para então fazer à elaboração do treinamento seguido a ordem logica do PDCA (planejar, fazer, verificar e agir).

Na implementação o foco é em aprender a conhecer, fazer, viver juntos e a ser, executando atividades Técnicas(cursos técnicos), Comportamentais (que levam a reflexão), e Gerenciais (desenvolvem a liderança), com métodos de vivencias que podem ser: dinâmicas em grupo, musica, teatro organizacionais e vídeos.

Em relação a avaliação dos resultados o importante é questionar antes, durante e depois, avaliando resultados imediatos e necessidades do ambiente que podem ser tangíveis(quantitativo, qualitativo, de tempo e custo) ou intangíveis(clima organizacional, oportunidades de crescimento, habilidades de trabalho...).Ao fim verificar os custos( material didático, alimentação..) e avaliar o todo atribuindo notas de 1 a 5 e as vantagens ou desvantagens de um curso presencial ou a distancia.

Seleção e Dinâmica em Grupo

Podemos especificar recrutamento como ” um processo de atrair pessoas” que tem que ser planejado, estratégico, desenvolvido e avaliado, podendo usufruir de parte interna, externa ou mista da empresa, onde os critérios para escolha se especificam em :competências, conhecimento, habilidades e atitudes.

Processo que inicia com a formalização da inscrição, analise do currículo, verificação do histórico, entrevista, testes de habilidades, conhecimento da função, físicos e de personalidade, sendo que na etapa da entrevista se destaca o: planejamento, preparação, entrevista e avalição do candidato.

As competências podem ser: essenciais, funcionais e individuais, com parâmetro no CHA(conhecimento, habilidades e atitudes) .Ao utilizar dinâmicas em grupo importante é ter ciência da diferença entre Pedagogia e Andrologia, levando em conta no processo experiências vividas, observações e reflexões formação de conceitos e experimentação ativa, o Facilitador tem que ter transparência, humildade, confiança ser comunicativo e saber o seu objetivo que é orientar, humanizar relações, saber falar e ouvir entre outras.

Na preparação deve-se atentar aos objetivos, materiais, o local, o ambiente, o registro, perfil dos participantes, duração, etapas, custo fechamento e síntese. E destacar seus objetivos: desenvolver habilidades, trabalho em equipe, divisão de tarefas...

Toda empresa tem o ciclo de demissão, rotatividade e colocação ou recolocação de pessoal, onde é papel da empresa dar assistência após ao fim de contato com a empresa como por exemplo: auxilio na elaboração de currículo, apoio psicológico, empréstimos e bolsa de estudos, atitudes que são benéficos tanto para empresa como ao funcionário.

Consultoria de Processos de RH

O Consultor pode avaliar um processo ou conteúdo no todo , pode ser interno ou externo, especializado ou artesanal, tendo características de parceiro, professor, assessor técnico, facilitador, ser um especialista na arte de negociação sabendo então: preparar ,definir regras, esclarecimento e justificativas, barganhar e fazer conclusão em negociações.

Entre as fases de consultoria destaca-se: entrada e contato, coleta de dados e diagnostico, feedback e decisão de agir, engajamento e implementação extensão a reciclagem e término. Onde a primeira visita se destaca a abertura, questionamento (situação, Problema, Necessidade, implicação, Necessidade explicita implícita), demonstração e compromisso. Após analise das respostas identificar doenças empresarias (econômicas, financeiras, técnicas, mercadológicas, administrativas ou comportamentais).

Devem-se entender as fases que passaram os processos durante os tempos com inicio na industrialização clássica passando para industrialização neoclássica e chegando aos dias de hoje, onde os conceitos de RH vão além do operacional, do politica mento, de curto prazos, de foco na função, na solução de problemas , passando o RH a ter responsabilidade estratégica, sendo parceiro, de longo prazo, com foco em negócios e resultados.

No processo de consultoria é necessário escutar, entender, falar e deixar de falar, ouvir. O processo deve agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar seguindo as fases de inicialização, execução, monitoramento e encerramento, onde em monitoramento se destaca: risco, comunicação, RH, qualidade, custo, tempo, escopo. Integração e suprimentos.

Estudo de caso empresa Google

Missão

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis

Fundadores

Os fundadores Larry Page e Sergey Brin se conheceram na Universidade de Stanford em 1995. Em 1996, criaram um mecanismo de pesquisa que usava links para determinar a importância de páginas individuais.

Decidiram criar um produto a partir de um projeto de doutorado. Este projeto artesanal, chamado primeiramente de Backrub surgiu devido à frustação com os sites de busca da época. Eles buscaram um site criar um site mais avançado e rápido com maior qualidade de ligações. Com o crescimento formou uma cultura organizacional única, distanciando das tradicionais empresas conhecidas como rígidas, por atropelarem padrões éticos e humanos.

No inicio do século 21 a Google já era o maior portal de busca da web.

Cultura

É realmente as pessoas que fazem do Google o tipo de empresa que ele é. Contratamos pessoas que são inteligentes e determinadas, e preferimos a capacidade em vez da experiência. Embora os Googlers compartilhem da mesma visão e objetivos da empresa, viemos de todos os caminhos da vida e falamos dezenas de línguas, refletindo a audiência global à qual servimos. E quando não estão no trabalho, os Googlers têm interesses que vão da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com