TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 8

Gestão de pessoas é um conceito muito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional. “A expressão Gestão de Pessoas visa substituir Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações” (GIL, 2011, p.17)

O ponto principal desse tipo de gestão é designar as pessoas que trabalham nas organizações não mais como empregados e sim como colaboradores ou parceiros. Estas ações têm como objetivo fazer com que esses colaboradores sintam-se mais úteis e importantes, dando-lhes mais autonomia, responsabilidade e reconhecimento.

De acordo com Chiavenato (2010, p.10), a gestão de pessoas se baseia em alguns aspectos fundamentais:

- As pessoas como seres humanos;

- As pessoas como ativadores de recursos organizacionais;

- As pessoas como parceiros da organização;

- As pessoas como talentos fornecedores de competências;

- As pessoas como o capital humano da organização.

Para que os objetivos da gestão de pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional. Os objetivos são variados e devem contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios:

- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

- Proporcionar competitividade à organização;

- Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas;

- Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho;

- Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;

- Administrar e impulsionar a mudança;

- Manter políticas éticas e comportamento social responsável;

- Construir a melhor empresa e a melhor equipe.

A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoa é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza, e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como a do próprio profissional.

A gestão de pessoas é complexa, sensível e estratégica e requer das organizações muita atenção para prever/antever o que sua empresa e colaboradores precisam para desenvolver um bom trabalho.

Existe uma grande diferença entre gerenciar pessoas e gerenciar com pessoas. No primeiro caso, as pessoas são o objeto da gerência. Elas são guiadas e controladas para o alcance de determinados objetivos. No segundo caso, as pessoas são o sujeito ativo da gerência. Elas é que guiam e controlam para alcançar determinados objetivos individuais e organizacionais. Na realidade, gerenciar com pessoas é a principal consequência da gerência participativa. (CHIAVENATO, 2002, p.253).

Uma boa gestão dos elementos de uma organização causa um crescimento contínuo, onde todos contribuem para um ambiente de eficiência e eficácia.

Quando há o envolvimento entre os colaboradores e gerência, há o fortalecimento do trabalho em equipe, onde cada membro sente-se responsável a fazer a coisa certa.

A partir dessa perspectiva, o gerente consegue trabalhar sabendo escolher, treinar, avaliar e recompensar a sua equipe.

As organizações precisam ter a consciência que gerir pessoas não é só cuidar de técnicas, métodos ou processos racionais de trabalho. É entender que o homem tem seus limites, sentimentos e opiniões que podem ser muito interessantes para a própria organização.

Enfim, esse é o novo papel da gestão de pessoas, lidar com pessoas, com a cultura organizacional que as envolve e com o estilo de gestão utilizado pelos gerentes como gestores de pessoas.

2.2. Rotatividade ou movimentação de pessoal

A rotatividade, movimentação de pessoal ou o turnover é o resultado da saída de alguns colaboradores e entrada de outros para substituí-los no trabalho.

“A rotatividade refere-se ao fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização, ou seja, às entradas para compensar as saídas de pessoas das organizações.” (CHIAVENATO, 2010, p. 89).

“Movimentação de pessoal é o deslocamento de empregados, dentro, para dentro ou para fora da empresa. Conforme seus objetivos ou as causas que a determinam, ela pode constituir um sintoma de vitalidade ou de enfraquecimento” (LOPES, 1978, p. 227).

Em alguns casos, a movimentação de pessoal pode indicar o crescimento da organização, ou até mesmo a redistribuição de pessoal, para atender as necessidades de sua evolução. Já em outros casos, a rotatividade pode ser caracterizada de uma forma negativa, revelando que a organização está debilitada pela perda progressiva de seus recursos de pessoal (LOPES, 1978).

O desligamento ocorre quando uma pessoa deixa de ser membro de uma organização. Existem dois tipos de desligamento, o desligamento por iniciativa do funcionário e o desligamento por iniciativa da organização.

É possível calcular a taxa de movimentação de pessoal através de várias fórmulas, no entanto não possuem um valor absoluto, deve-se analisar cada caso.

Lopes (1978) relaciona três fórmulas:

• Baseada na força de trabalho remanescente:

MP =

S

P

MP = Movimentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com