TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  2.737 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

A ética começou a ser estudada primeiramente pelos filósofos ocidentais, refletindo questões da moral. Com o decorrer do tempo a ética passou a ser estudado por diferentes filósofos e em tempos diferentes, o que gerou diferentes conceitos sobre esta.

Por tratar de valores em sociedade, a ética ganha um conceito de ser uma filosofia moral. Mas diferente da moral, a ética não está preocupada em construir prescrições para assegurar a justiça e harmonia na vida e sim em elaborar reflexões das razões de se desejar estes, assim como os meios para chegar ao desejado. A ética estuda sobre a aceitação de comportamentos, considerando aspectos morais em relação com a cultura e questões pessoais, ela expõe reflexões sobre o comportamento moral e também sobre a conduta de cada indivíduo em seu meio. Além dela também ser a união entre individuo e seus valores. Estudando os juízos da conduta humana, a ética se faz presente em todos os locais, seja na política ou no esporte, e atualmente tem uma grande importância na área profissional.

Para o filósofo Aristóteles, a ética é a ciência das condutas humanas e tem o comprometimento de garantir da felicidade ao homem sobre uma vida regida por virtudes morais e éticas. Ele acredita que a razão deve direcionar o dia-a-dia. Já sociedade atual brasileira está enfrentando mudanças e seus cidadãos dão a parecer que se distanciaram de alguns ‘’valores formadores’’, atos imorais estão sendo incorporada a rotina de vários brasileiros, como a corrupção. Felizmente, esses fatos não são generalizados e há uma parcela que permanece íntegra e que se incomoda com o rompimento dos valores éticos e morais.

A ética é fundamental em qualquer meio social, e é primordial em relações profissionais e empresariais, tendo papel regulamentador. A ética se faz presente nessas relações desde mínimas atitudes e ajuda no bem estar coletivo e individual. O instrumento que regula a ética profissional é o código de ética profissional, que mostra qual forma se deve agir em cada profissão. A ética empresarial é um pouco diferente, é o comportamento da empresa que quer ser vista com olhares positivos, que age em conformidade com princípios morais e éticos aceitos pela coletividade.

A ética está ligada também, a valores existenciais que compõem sua identidade cultural. Esses valores que mantém como uma organização de qualidade, através disso, projetando uma imagem pública. A ética tem relação com a competência por valorização humana na empresa, gerando assim, um harmonioso ambiente de trabalho, de funcionários conscientes por parte da empresa com eles, levando os funcionários a trabalharem em um só espírito de competência.

A ética na empresa tem como objetivo também motivar os funcionários a saberem que estão comprometidas com um projeto de vida. O que engaja outros valores como, inteligência, sentimento, idéias, educação, cordialidade, amizade, preservados esses, o ganho financeiro faz sentido como estímulo positivo.

A ética desde antigamente é estudada e tida como essencial, mas hoje na cultura brasileira tem perdido o valor, por isso a crise ética vivida atualmente. É fundamental que a sociedade brasileira volte a integrar valores éticos e ver que há um grande beneficio deles.

ÉTICA PROFESSIONAL AMOR SEM ESCALAS (UP IN THE AIR)

O filme relata a vida profissional e amorosa de Ryan Bingham que tem por função demitir as pessoas de diversas empresas espalhadas pelo mundo e fazendo palestras motivacionais, mas o seu superior contratou uma funcionaria chamada Nathalie com o objetivo de reduzir os gastos da empresa, pois os gastos com passagens e hospedagens eram altos, sendo assim Nathalie apresentou para a empresa um sistema onde não seria mais necessário viajar para demitir os funcionários, passando então a demitir as pessoas através de videoconferência, colocando então o emprego de Ryan em risco.

Ryan dedicou toda a sua vida ao trabalho e adorava o que fazia. Passava mais de 300 dias do ano viajando, e com isso abdicou de construir uma família para viver cruzando pelos aeroportos do mundo a fora. Seu hobby secreto era acumular milhas e seu objetivo era atingir o número de 10 milhões onde somente 7 pessoas tinha conseguindo ate o momento. Esse número lhe daria o direito de obter um cartão personalizado emitido pela companhia aérea, de ter seu nome pintado do lado de fora da aeronave e de viajar na cabine do piloto do avião.

A vida dele era muito agitada e seu tempo eram cronometrados para que nenhum minuto fosse desperdiçado entre uma viagem e outra. Com tantos anos de profissão, Ryan tinha muita experiência no seu ramo e isso fazia dele um excelente profissional. Ele conseguia persuadir as pessoas com sua clareza e firmeza. Não aceitava de forma alguma a possibilidade de ser demitido e por dominar o que fazia, mostrou ao seu superior que o sistema de Nathalie tinha muitas falhas, e através de vários argumentos ele conseguiu dobrar seu chefe, sendo assim ele sugeriu que ela o acompanhasse em suas viagens e ele mesmo não satisfeito aceitou.

Nathalie era totalmente a favor do uso da tecnologia e não tinha tanta experiência e frieza de Ryan. O processo de demissão que ele utilizava era muito mais demorado do que por videoconferência e ele teve que mostrar dicas de como aperfeiçoar o tempo e também que grandes bagagens não seriam necessárias. Ela tinha muita dificuldade em efetuar as demissões pessoalmente. Quando as pessoas começavam a questionar o motivo da demissão, justificar que precisava do emprego para sustentar a sua família e até mesmo ameaçar se matar caso fosse demitido, ela então entrava em desespero e Ryan tinha que interferir e demitir o funcionário, mas depois de muito esforço e com todo o treinamento dado por Ryan ela foi se adaptando.

Ryan mesmo visto como um excelente líder e ótimo funcionário não sabiam liderar sua própria vida, pois vivia sempre em função do seu trabalho. Mal conseguia ver suas irmãs, porém em uma de suas paradas ele conhece Alex, uma linda mulher de negócios, desprendida, que vive uma vida parecida com a dele viajando pelo mundo a trabalho. Ele acaba se envolvendo e vendo em Alex e pela primeira vez vê a possibilidade de construir um lar e ter uma vida de verdade, porém quando ele toma a decisão de ir atrás dela, descobre que ela já possui uma família e o relacionamento deles era somente uma fuga para preencher seu tempo longe de casa, então ele retoma o seu trabalho da forma de antes e consegue finalmente atingir as milhas necessárias para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com