TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

PROF.EAD: Msc. MÔNICA SATOLANI

ACADÊMICO(S): DIEGO BRAUCELINO FERREIRA RA: 421727

GUAÍRA – PR

2014

GESTÃO DE PESSOAS

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH e a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

O Mundo vem sofrendo uma mudança muito rápida, onde a informação se tornou essencial devido a globalização. Este movimento representa uma superação do modelo Taylorita-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foram responsáveis pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras.

RELATÓRIO Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas

O filme tempos modernos retrata o modo de vida após a crise, também conhecida com “A Grande Depressão” de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.

Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época

Depois ele é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.

Como podemos observar, naquele tempo o funcionário não era valorizado, a empresa não se importavam com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação pessoal e profissional,

Nos dias atuais, com a Gestão de Pessoas a situação é outra, as empresas perceberam que a valorização do funcionário é a base para atender melhor os cliente, ampliar a atuação no mercado e otimisar os resultados financeiros.

Além disso, com a introdução da Gestão de Pessoas os funcionários ficaram mais motivados para trabalhar, pois sabem que se estiverem atualizados com o mercado, se tiverem idéias para sugerir e se conseguirem alcançar bons resultados com a aplicação destas ideias, estarão satisfeitos consigo mesmo além de obter dentro da empresa o reconhecimento profissional, quem sabe até uma gratificação e consequentemente irão melhorar as relações interpessoais no ambiente de trabalho. 

Vidraçaria vidro K

QUESTIONÁRIO

A empresa não tem uma maneira especifica de gerenciar seus funcionários e segmentos, a maneira pela qual a empresa gerencia e orienta seus funcionários e pela experiência adquira pelo próprio empresário como empregador e comerciante, o único segmento e departamento de recursos humanos que existe dentro da empresa é o departamento de pessoal onde é contratado um escritório de contabilidade responsável por toda rotina desse departamento.

A contratação de funcionários é feita por um processo de recrutamento e seleção desenvolvido pela própria empresa através de anúncios em jornais e sites e todo o processo é dado sequência pelo gerente da unidade.

Quanto aos funcionários internos, é feito treinamento de acordo com a necessidade que o empresário vier a observar que seus profissionais precisam de treinamento adequado para vender seu produto e dar sequência em seus produtos.

RELATÓRIO

A empresa Vidraçaria vidro K esta atuando no mercado de vendas de vidros em geral ha mais 5 anos, localizado na Av : Mate Laranjeira, nº 385, contando com uma loja em Guaíra PR e outra em Naviraí MS. Trabalhando com dez funcionários.

Missão:

Ser em presa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento.

Valores:

Atuar com eficácia, usando de discernimento e coerência com empatia em todas as atitudes.

Público – Alvo:

Pequenas e grandes obras, além de grandes construtoras da região.

Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com