TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  6.015 Palavras (25 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 25

FACNET TAGUATINGA BRASILIA/ DF

Curso: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos

Professor: Frazão

Ano: 3° semestre

Turma: A

Alunas:

Rita de Cássia Soares RA 7981715551

Erika de Sousa Candido RA 7707637838

Brasília 24/04/2014

ÍNDICE

Introdução...........................................................................................03

Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais...............................04

“Tempos Modernos” e a Moderna Gestão de Pessoas.........................05

Informações sobre a Empresa consultada.............................................06

Quadro de funcionários.........................................................................08

Plano de ação........................................................................................18

Recrutamento........................................................................................20

Seleção..................................................................................................21

Estrutura de cargos................................................................................22

Requisitos básicos dos cargos...............................................................22

Qualidade de vida no trabalho e responsabilidade social.....................23

Gestão de desempenho.........................................................................25

Considerações finais..............................................................................27

Referências bibliográficas......................................................................28

1. Introdução

Este trabalho irá abordar temas gerais da gestão de pessoas, como valor e missão organizacional, estrutura organizacional, avaliação e sugestões para mudança e melhora de aspectos da empresa. Sendo mostrados, exemplificados e comentados dentro do contexto de uma organização escolhida previamente, suas principais características e conceitos diretamente ligadas à gestão de pessoas. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção: o reconhecimento do ser humano. O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade. A Gestão de pessoas dentro de uma organização procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano, visto ser este o maior capital das organizações. De nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que os utilizam não estão adequadamente preparadas, com condições de produzir o que a empresa espera.

Definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão de Pessoas

A Gestão de pessoas ocorre através de participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas,o conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos,técnicas e práticas bem definidas,como o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.Em uma empresa,a gestao de pessoas deve ser feitas pelos gestores e diretores,porque é uma área que requer capacidade de liderança como cada administrador qualquer um que seja, desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. A gestão de pessoas tem o objetivo de ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas sim junto com as pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos. Globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento em busca da qualidade e da produtividade. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas vem das pessoas que nelas trabalham. Sem as pessoas a organização não conseguiria alcançar seus objetivos, suas metas, nem nada o que sonha e procura.

De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Mudanças Organizacionais

Mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer conseqüências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado. ( Segundo Sterphen ) As mudanças estão presentes em toda à parte : na tecnologia , na ciência , na medicina , no ambiente de trabalho , nas estruturas organizacionais , nos valores e costumes sociais , na filosofia e até mesmo na religião . No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com