TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  8.969 Palavras (36 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 36

Introdução

A área de Recursos Humanos está associada à área que administra a força de trabalho. Mas ela vai muitoalém disso. Recursos Humanos de uma empresa tem que ser responsável por toda a infraestrutura oferecida ao colaborador para que possa desempenhar bem a sua função. Desde a sua contratação, treinamento e monitoramento.

O principal ativo de uma empresa sem duvidas é a sua força de trabalho. É necessária uma boa Gestão de Pessoas para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos por ela estabelecidos. Em contrapartida os colaboradores esperam receber salários justos com sua função e benefícios que o façam realizar cada vez melhor suas tarefas estabelecidas.

O ambiente globalizado propicia um fluxo muito maior e mais intenso de informações, o que aumenta a relevância de gerenciar pessoas de maneira efetiva. Entende-se que o grande diferencial dentro das organizações não é mais a tecnologia ou o maquinário, mas sim as pessoas. Atualmente, o termo gestão de pessoas está ligado diretamente à área estratégica da companhia, deixando de ser visto apenas como um centro de custos como no passado.

O ambiente de trabalho e suas condições também mudaram drasticamente. A concorrência é fortíssima, o numero de empresas que fecham as portas por falta de recursos também é elevado e isso requer pessoas capacitadas e com diferenciais que lhe garantam sobrevivência no mercado. O gestor de pessoas propriamente dito passa a ser o profissional que tem todo o perfil de liderança, possui conhecimentos específicos e com isso coordena a sua equipe ou grupo de trabalho.

Atualmente, as organizações sofrem constantes modificações que necessitam aperfeiçoar ainda mais as técnicas e procedimentos dentro da gestão empresarial. SegundoChiavenato (2004), a globalização, o desenvolvimento tecnológico, a mudança na sociedade mostra que a capacidade de sobrevivência das empresas influencia forte e diretamente nas habilidades e características das pessoas que nela trabalham. O trabalho humano em organizações, neste sentido, tem merecido atenção de seus gestores, para compreender os fatores que influenciam o desempenho das pessoas no ambiente organizacional.

A constante mudança imposta pelo cenário das organizações impõe à necessidade de reformulação de planos de gerenciamento de pessoas. Iniciativas voltadas à implantação de políticas e práticas de RH dirigidas à obtenção de participação, envolvimento e comprometimento dos colaboradores frente aos objetivos organizacionais ganham cada vez mais ênfase nas organizações contemporânea.

Em função disso percebe-se a necessidade que as empresas têm em estabelecer uma política clara e funcional para área de recursos humanos. Conforme Chiavenato (2002), as políticas de recursos humanos são regras que auxiliam a organização atingir seus objetivos, ou seja, evitar que a empresa contrate pessoas que não tenham competência para desenvolver determinada função.

Por isso, a presente pesquisa tem como intuito estudar as práticas de recrutamento e seleção, na área de vendas de planos de assistência médica de desconto na empresa Administração de Cartões Saúde e vida Ltda. Além disso, o fato é que o mercado atual de assistência médica a cada dia que passa sofre mudanças tornando-se um mercado agressivo, o que faz com gestores do Cartão de Todos tenham a preocupação de aperfeiçoar suas técnicas e reestrutura sua política de recrutar e selecionar colaboradores.

1.0 REVISÃO CONCEITUAL

1.1 Organização

De acordo com Daft (2008) Organizações são (1) entidades sociais, (2) orientadas por metas, (3) projetadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados e (4) ligadas ao ambiente externo.

O elemento-chave de uma organização não é um edifício ou um conjunto de planos de ação e procedimentos; organizações são constituídas de pessoas e de relacionamentos recíprocos. Uma organização existe quando as pessoas interagem entre si para desempenhar funções essenciais para que ajudem a alcançar metas. As tendências recentes em gerenciamento reconhecem a importância dos recursos humanos e a maioria das novas abordagens é projetada para dar poder aos funcionários, propiciando maiores oportunidades de aprendizado, alémde contribuir, à medida que trabalham juntos, tendo em vista metas comuns.

Os administradores deliberadamente estruturam e coordenam os recursos organizacionais para alcançar o objetivo da organização. No entanto, mesmo que o trabalho possa estar estruturado em departamentos separados ou grupos de atividades, atualmente a maioria das organizações se empenha em obter maior coordenação horizontal das atividades de trabalho, utilizando muitas vezes equipes de funcionários de diferentes áreas funcionais para trabalharem juntos nos projetos. As divisões entre os departamentos, assim como aquelas em organizações, estão se tornando mais flexíveis e difusas à medida que as empresas se deparam com a necessidade de existir sem interagir com os clientes, fornecedores, concorrentes e outros elementos do ambiente externo. Atualmente, algumas empresas estão até mesmo cooperando com seus concorrentes, compartilhando informação e tecnologia em prol do benefício mútuo.

Segundo Maximiano (1992) "uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações." Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas, recursos, financeiros e outros.

1.2 Objetivos Organizacionais

De acordo com Chiavenato (2002) Toda Organização precisa de alguma finalidade, de alguma noção sobre os porquês de sua existência e do que ela deseja realizar. Sua missão, seus objetivos e a espécie de ambiente interno que quer criar para os participantes, dos quais depende para a consecução de seus fins, precisam ser definidos. Sem noções sobre sua missão e direção, ela flutuará ao sabor dos ventos, pois a organização fará aquilo que for compelida a fazer pelas pressões transitórias da situação. Sua vida e sua atitude serão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com