TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Monografias: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  4.683 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

Gestação de Pessoas

Gestação de Pessoas trataram essa questão com base em premissas equivocadas sobre as realidades organizacionais, gerando efeitos não desejados e obstruindo a análise das causas do insucesso. A situação desse tipo tem levado à crescente e descrença na possibilidade de existir conjunto de conceitos e ferramentas capazes de dar conta da gestão de pessoas. O fato tem tornado a gestão de pessoas um espaço de plantão de empirismo e o achismo, em que gurus ou donos da verdade estabelecem a direção, em que as pessoas são jogadas de um lado para outras, podem ser caprichos e contingencias da organização ou dos grupos de poder que as comandam.

Um Modelo de gestão que ofereça para construção de diretrizes e instrumentos que assegurem uma gestão coerente e consistente no tempo é fundamental para reverter esse quadro com os equívocos é oriunda do ranço taylorista que impregna a gestão de pessoas.

O desenvolvimento mútuo a gestão de pessoas deve estimular e criar condições necessárias para uma empresa e pessoas possa desenvolver-se mutualmente nas relações que estabelecem como desenvolvimento o processo permite á empresa e ás pessoas atuarem em realidades cada vez mais complexas e demandantes.

A satisfação mutua que deve alinhar a um só tempo os objetivos estratégicos e negociais da organização e projeto profissional e da s pessoas que são incluídas todas as pessoas que tenham relação de trabalho com a organização, independente de seu vinculo empregatício.

O foco no desenvolvimento em vez de foco no controle, no referencial na Teoria de TAYLOR, a gestão de pessoas se preocupou com o controle de pessoas, que traz procedimento de captação, remuneração, capacitação, carreira, desempenho, movimentação. Ou seja, as praticas e politicas para gestão de pessoas tem nessa referencial o controle da pessoa com objetivo maior, pressupondo um papel passivo da mesma pessoas, foi estimulado um papel mais ativo, mais prática na gestão e não acompanhar e gerar uma grande defasagem e dissonância em relação a tarefa, como a relação SEMLER: o trabalhador é estimulado a participar com sugestão e opiniões para melhoria nos processos produtivos ,é encarado como uma pessoa madura para sugerir e agregar valores ,mas, quando vai embora ao final do expediente ,é revistado para verificar se não es levando nada, tem que marcar o ponto para o controle de sua pontualidade é encarado como um potencial de ladrão e sem maturidade para cumprir seus deveres.

O dizia SEMLER é comum nas organizações em função descompasso entre a realidade e as necessidades organizacionais e a pratica de gestão de pessoas pelas empresas que causa esse descompasso é uma interpretação equivocada da realidade pelos modelos mais tradicionais, que fazem partem da ideia de que relação entre a empresa e pessoas é da natureza conflitante e não há espaço para a construção de objetivos comuns e de parcerias.

O processo em vez de instrumentos como a transparência a simplicidade e a flexibilidade na gestão de pessoas é cada vez mais necessário para uma gestão de pessoas mais efetiva, com características não são intrínsecas das ferramentas de gestão; são obtidas nos processo em que tais ferramentas são desenvolvidas.

Desenho do Modelo de Gestão de Pessoas

O modelo de Gestão de pessoas passa por um processo não são suficientes é necessário um conjunto de politicas e praticas organizacionais que suportem que sirva de base na sustentação tanto no equilíbrio quanto dos processos, o que é umas bases estruturais.

Processos de Gestão

Pessoas

Empresas

Bases estruturais

Processos de Apoio

O processo de gestão de pessoas é definido como um Processo significa a transição ou uma serie de transição de uma condição para outra ;quando adaptada para á interação entre elementos diferentes associados de movimento, mudança e fluxo. Esses processos podem se repetir dentro dos padrões, e são passiveis de interferência para induzi-los, aprimora- lós, inibi-los, com tudo isso a gestão são partes com um objetivos e dentro de parâmetros previamente definidos.

As bases estruturais são o conjunto de compromissos mútuos estabelecidos entre a empresa e as pessoas. Esses compromissos são traduzidos no conjunto de politicas e praticas existentes na organização que orientam o comportamento. Estão vinculados ao contrato psicológico estabelecido entre pessoas e a empresa, ao clima, as dinâmicas interpessoais e as dinâmicas intergrupais, aos compromissos ligados á preservação biopsicossocial, ou seja, relacionadas à integridade da pessoa.

O processo de apoio compreendem interações não ligadas unicamente a gestão de pessoas, mas são fundamentais para que possa ser efetiva ou tendem influencia-la fortemente. Que são as informações comunicações, relações sindicais e relação com a comunidade.

Um Novo Modelo de Gestão de pessoas

As organizações veem passando por grandes transformações em funções de pressões que recebem tanto do contexto externo quanto do interno. As mudanças que esta passando nas organizações está limitada as estruturas organizações, seus produtos ou seus mercados, mas afetam principalmente seus padrões comportamentais ou culturais e seus padrões políticos ou relação internas e externas de poder.

Com a globalização do sistema de produção, buscamos um processo de aquisição, transformação e distribuição globalizado e altamente integrado que agrega vantagens competitivas onde existirem. Grande turbulência tecnológica em função das necessidades globais, tornando-as muitos susceptíveis a transformações do ambiente onde se inserem.

Com resultante desse movimento, o perfil dos gestores transforma-se radicalmente, passando por um perfil obediente e disciplinado para um perfil autômo e empreendedor. Há uma grande transformação da relação entre áreas meio e as áreas fim, as primeiras eram responsáveis pelo controle dos recursos, passam a responder unicamente por assessor os gestores e a empresa na gestão de recursos, com consequente enxugamento de suas estruturas; as segundas ganharam importância crescente; principal foco são os processos de efecientização das organizações. O processo evolutivo da gestão de pessoas é lido de forma diferente, tem uma forma de classificação às varias fases desse processo evolutivo com bases em funções desempenhadas na organização pela gestão de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com