TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

ATPS DE GESTÃO DE PESSOAS- PRODUÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO

TUTORA A DISTÂNCIA: PROFESSORA MÔNICA MORAES

TUTOR PRESENCIAL: ATHOS PINHEIRO

PROF. Mcs MONICA SATOLANI

MARABÁ – PA ABRIL DE 2014

INTRODUÇAO

Este trabalho irá relatar “Os tempos modernos”, onde os processos produtivos se baseiam na parceria, e cada parte contribuirá como pode. O processo de Gestão de Pessoas se divide em diversas etapas: Descrição e analise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações Os processos mencionados neste, dependem um do outro. A importância hoje está nas praticas de organização onde unem forças para se chegar ao resultado esperado por todos. Pessoas e organizações, trabalhando como uma equipe.

Os colaboradores estão se adaptando a esse aprendizado com clareza e rapidez e optam em aceitar a mudança e os desafios impostos, diariamente, por essa gestão moderna. Afinal, gestão de pessoas é o “cargo” gerencial que implica a colaboração dos cooperadores que operam nas organizações para o êxito nos objetivos tanto profissionais quanto individuais.

Passo 1 (Equipe)

Reunir-se com sua equipe e definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais. Ler os artigos:

1 As definições disponíveis em:<http://www.slideshare.net/martinssoul/gestao-de-pessoas-presentation>. Acesso em: 21 out.2012.

2 O Resumo da Introdução à Moderna Gestão de Pessoas.

Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidades que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

Gestão de Pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

No seu trabalho cada Administrador, seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor desempenha as quatros funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. A ARH procura ajudar o administrador a desempenhar todas as funções, porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas através das pessoas que formam sua equipe.

A Mudança Organizacional é um aspecto essencial da criatividade, inovação nas organizações de hoje. A mudança está em toda parte: As Organizações, nas pessoas, nos clientes, e nos produtores e serviços, na tecnologia, no tempo e no clima. A Mudança apresenta principal característica dos tempos modernos.

A mudança significa passagem de um estado para o outro diferente. É a transição de uma situação para outra. A mudança envolve transformação, interrupção, perturbação, ruptura, dependendo da sua intensidade. Ela constitui um processo composto de três etapas: descongelamento, mudança e recongelamento.

Passo 2 (Individual)

Assistir atentamente Tempos Modernos, ultimo filme de Chaplin

Passo 3 (Equipe)

Paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas.

Taylor implantou diversos conceitos que até hoje o utilizamos na Administração. No início sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade através de métodos e técnicas de engenharia. Ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempos e movimentos, da fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador reestruturava a fabricação e com os conceitos de gratificações por produção incentivava o operário a produzir mais. Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior.

O Filme Tempos Modernos de Chaplin evidencia a teoria de Taylor e demonstra claramente a importância na produção em escala. Mostra a vida urbana nos Estados Unidos, nos anos 30 depois da crise quando a depressão alcançou toda a sociedade norte-americana, levando parte da população ao desemprego e a fome.

O longa-metragem mudo, foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando como base o sistema de linha de montagem e recriminando a alienação do operário desse meio de produção e o capitalismo crescente já que o trabalhador é manejado pela força de capital.

Resumindo o filme antes de fazer o paralelo entre a Moderna Gestão de Pessoas, o ator principal do filme é Carlitos, o personagem costumeiro de Chaplin, que trabalha em uma indústria, o maior empregador da época, vivenciando no seu dia a dia um alimento onde que era proposto com o invento era retirar o tempo de intervalo da alimentação já que o trabalho mecânico, repetitivo, sem privacidade, sem local e nem tempo adequado para descanso e para refeição, que após sofrer um acidente entrando na máquina (uma das cenas mais clássicas do filme) e ser cobaia de uma máquina de servir trabalhador era considerado “trabalhador- máquina”, surta entrando em paranoia por produção” e é levado a uma clínica psiquiatra, após ser liberado ele é por engano preso e confundido como líder de um movimento comunista, pelos policiais. Na prisão defendeu agentes penitenciários ameaçados por criminosos sendo considerado herói e por conta deste fato foi lhe dada mordomias que até então nunca tivera. Quando liberado da prisão Carlitos praticava pequenas infrações para retornar à prisão, pois sua vida era melhor dentro dela que fora. Em meio a umas das desordens conheceu um a jovem órfã pobre, Carlitos se apaixona pela garota e daí por diante formam uma dupla 0meta “a grande vontade de ter uma vida digna, indicando caráter moral e positivismo”.

A Moderna

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com