TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Artigos Científicos: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  5.018 Palavras (21 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Gestão de Pessoas

Prof. Msc. Mônica Satolani

Professora Tutora a Distância: Gabriela Melissa Dani

Denise Cristina Lorenz – 7707678508 - Tecnologia em Recursos Humanos

Joice Pelissari – 6749369484 – Tecnologia em Recursos Humanos

Josiane Antunes Flores – 7981718505 - Tecnologia em Recursos Humanos

Natalina Martins – 7374580239 - Tecnologia em Recursos Humanos

Roberta Nunes Torquato – 8140755365 – Tecnologia em Recursos Humanos

CAXIAS DO SUL / RIO GRANDE DO SUL

23/04/2014

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

As mudanças encontradas hoje no novo modo de gerir pessoas, ou seja, a Moderna Gestão de pessoas é bastante expressiva.

Nos anos 30 após a crise de 1929, nos Estados Unidos, o que se via era um trabalho escravo, não se pensava em nada, na questão humana, nas necessidades e muito menos no bem estar dos funcionários. Tudo era pensado em produzir, produzir e produzir, para que existisse o lucro, mas o lucro vinha somente para os donos da indústria, era voltado somente para a especialização do trabalho, o importante era a linha de montagem andar e com rapidez, não se pensava que funcionários são pessoas com necessidades e que o trabalho com toda certeza, fluiria muito melhor se o funcionário pudesse ter o descanso necessário, pudesse ter uma esperança de crescimento e o mais importante, não havia o respeito para os trabalhadores.

Muito tempo se passou e a maneira de pensar e agir ficou diferente. Hoje se pensa no capital humano. Colaborador feliz rende mais.

Muitas leis que temos hoje foram conquistadas com a luta dos trabalhadores do passado. Antigamente não tínhamos ninguém dentro de uma indústria que pensasse pelo trabalhador, mas hoje temos a Administração de Recursos Humanos (ARH), que conduz melhor os funcionários ajudando na Gestão de Pessoas, com treinamentos, buscando mais benefícios, treinam talentos, geram a competitividade, com estas e muitas outras atividades que a ARH, faz é que conseguimos ajudar a organização a alcançar seus objetivos e também gerar satisfação e auto- realização das pessoas no trabalho.

A moderna gestão de pessoas veio para organizações que visam um crescimento contínuo e duradouro, que querem se desenvolver a cada dia mais, e sabe que com colaborados satisfeitos, realizados, a organização cresce com mais facilidade, buscam com isso que os funcionários não estejam somente na sua função, mas que busquem conhecer o todo, se especializar em algo, e os recursos humanos estão agindo nas empresas para isso, para auxiliar a empresa, auxiliar o colaborador que deseja o crescimento e a empresa assim ganha ou mantém uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

MODELO DE GESTÃO NA ORGANIZAÇÃO

A organização pesquisada é a empresa onde um dos integrantes do grupo, trabalha, é uma empresa que atua na área de planos de saúde.

Nome: Pró Saúde Serviços em Saúde Ltda.

Localização: Avenida Rio Branco 78 São Pelegrino Caxias do Sul / RS

Segmento: Saúde

Produtos: Comercialização e administração de planos de saúde.

Porte: Grande Porte

Número de funcionários: 106

Missão: Atuar com excelência, em benefício da sociedade, conquistar o reconhecimento pela inovação em saúde.

Visão: Comunicação transparente e a busca contínua por resultados, tendo por princípio a melhoria das condições de vida e saúde da sociedade.

Valores: - Pró-atividade,

- Comprometimento,

- Honestidade.

Público alvo: Pessoa física e Jurídica

Contato: Juliana, Gestora de área.

A gestora Juliana quando existe uma vaga em um dos setores em que ela é responsável, ao fazer o recrutamento e seleção, prefere que os candidatos a trabalharem em um dos setores onde ela é a gestora, sejam entrevistados, selecionados por ela mesma, o RH, seleciona os currículos e passa para a gestora, que entra em contato com o candidato, para marcar a entrevista.

A avaliação é realizada em três etapas.

Na primeira etapa é feito uma entrevista somente com uma conversa, para conhecer melhor o candidato, são feitas algumas perguntas, sobre, sua família, seu convívio, lazer, seus empregos anteriores e demais assuntos que o gestor achar necessário, dependendo da desenvoltura do candidato a entrevista pode durar um pouco mais de tempo, isto é feito para ter um conhecimento um pouco maior sobre seu comportamento, seus pensamentos sobre os assuntos conversados, segundo Juliana nesta primeira entrevista já tenta perceber se o candidato se encaixa com o resto do grupo, pois em um grupo onde as pessoas necessitam de muita concentração, há pouca conversa, não pode ser contratado alguém que fale incessantemente, o objetivo é sempre tentar que o candidato escolhido se encaixe no comportamento geral do setor.

Na segunda etapa o candidato é chamado para uma nova conversa, com assuntos mais relativos a trabalho, mas também ficamos atentos nesta segunda fase para perceber ainda mais sobre o comportamento, a personalidade enfim tentar selecionar o candidato com mais certeza de que é o que procuramos para a área de atuação.

Ficamos atentos também a sua ética profissional, quando realizados questionamento sobre seus empregos anteriores, pois funcionário que fala mal do lugar onde trabalhou, para a gestora da Pró Saúde é um ponto bem negativo pois por qualquer organização quer passarmos sempre aprendemos, crescemos, sempre acontecerá coisas positivas e negativas, mas tanto as positivas como as negativas são aprendizados, mas o que é negativo jamais deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com