TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Ensaios: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CAROLLYNI DE ARAUJO BARBOSA

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANO

Itumbiara

2013

CAROLLYNI DE ARAUJO BARBOSA

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANO

Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas, Comunicação, Clima eCultura Organizacional e Etica e Responsabilidade Social.

Itumbiara

2013

Introdução

Neste texto será apresentado como uma boa comunicação entre os setores e funcionários é de suma importância para um excelente desempenho de suas funções com rapidez e segurança.

Estas informações devem ser passadas aos subordinados de forma clara e precisa assim que os gestores as obtiverem.

As informações devem ser passadas via e mails, fixadas em murais ou através de reuniões.

Uma empresa mesmo sendo familiar deve ser divida em setores, como RH, financeiro e diretoria, onde cada um responsável por organizar e comandar tal setor um em conjunto com o outro dando sempre respaldo a diretoria.

A empresa deve se preocupar também como meio onde os funcionários irão desempenhar suas funções, como limpeza, iluminação e o mio ambiente onde esta instalada sua sede.

Antes de começar suas atividades seja ela qual for o empresário deve saber se a atividade, neste caso a extração de pedra ornamental, requer alguma licença especifica, se a extração de pedra irá impactar de forma agressiva que o meio ambiente poderá ser modificado para sempre, a forma de fazer o tratamento dos rejeitos e fazer o tratamento ambiental. Tudo isso deve ser verificado antes da instalação de uma indústria.

Mostrará também como a ética entre as pessoas e entre as empresas é importante quando é feito um acordo entre as instituições.

O texto proposto Historia de Sucesso – Experiências Empreendedoras: Rochas Ornamentais: Um momento de decisão, mostra bem como é necessário à organização de setores, preocupação com meio ambiente e a ética entre as pessoas e organizações, bem como a comunicação entre as pessoas.

Desenvolvimento

O Município de Santo Antônio de Padua e o mais carente do noroeste fluminense com o menor índice de desenvolvimento humano. Mas por outro lado este lugar foi abençoado, tendo uma reserva mineral constituída por um tipo de pedra gnaisse que uma rocha metamórfica de fácil manuseio e de boa aceitação no mercado interno e tinha potencial para exportação.

O estado de São Paulo consumia cerca de 300 mil metros quadrados por mês no ano de 2002, mas o consumo era feito com rochas rústicas ou polidas.

Todas as empresas desta região eram familiares, tanto que a maioria atuava de forma ilegal não atendendo as normas da legislatura fiscal e ambiental.

Estas empresas além da ilegalidade também apresentavam problemas na comercialização, se submetendo a baixos preços que muita das vezes eram abaixo do preço de custo de produção.

Toda esta situação gerava cada vez mais uma situação de stress entre os gestores e funcionários.

Com toda esta situação os empresários resolveram se unirem e procurarem para mudar a realidade deles, mas primeiramente deveriam se regularizar para que fossem ajudados. Após a legalização junto aos órgãos ambientais teriam outro obstáculo pela frente, padronizar a mercadoria conforme as exigências de exportação como a resistência, absolvição de água entre outros.

Com o despejo do pó de pedra após o manuseio na água com os prejuízos no meio ambiente a empresa perdia cerca de 70% de produção.

A exportação em 2002 foi de US$ 75 mil devido a pouca iniciativa na busca de novos mercados e devido a falta de iniciativa os empresários ficaram mais dependentes dos compradores locais.

O grupo de empresários buscando mudar esta realidade buscou ajuda junto ao SEBRAE.

Um técnico do SEBRAE buscando um caminho com alternativas para superar a realidade iniciou um trabalho de planejamento de mercado com um consultor de mercado internacional especializado em rochas ornamentais.

Começou então a ação para venda das pedras de Santo Antonio de Padua. A exportação tinha como objetivo diminuir a oferta no mercado interno e aumentar a rentabilidade.

A cooperação era o modelo adotado pelo grupo, foi então que escolheram uma empresa ancora, esta empresa Foi escolhida devido ao melhor equipamento de manuseio e por ter conseguido o padrão exportação. Todas as despesas incluindo os impostos seriam divididas.

Um representando da empresa ancora foi com o primeiro lote e exportação, e até a resposta de como foi aceito o lote todos entram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com