TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Ensaios: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Supermercado “Nascimento” – Análise do seu ambiente microeconômico e sua interação com o mercado.

O Supermercado Nascimento é uma empresa de médio porte, que atende ao público da região onde está instalado, caracterizando-se como um "supermercado de bairro" dando início ao seu ciclo no ano de 2000 na cidade de Salvador – BA, situado na Rua 2 de Julho, bairro São Cristóvão.

Tem como missão tornar a sua marca cada vez mais conhecida através da qualidade e do preço baixo. A visão de ser uma empresa profissionalizada que acompanhe o desenvolvimento dos negócios e permaneça em um processo contínuo de expansão seguindo os seus valores como ética profissional, respeito, honestidade e humildade.

Sua estrutura organizacional atende as necessidades da organização. Ela facilita a comunicação interna e organiza a empresa de forma que as funções sejam designadas com clareza para todos os funcionários. É composta por uma equipe de 40 funcionários podendo ser representada através do seguinte organograma:

Na análise do organograma da empresa, conclui-se que de acordo com os modelos de estrutura estudada trata-se de uma organização funcional, pois reúnem em um mesmo setor todas as pessoas engajadas em uma atividade ou em atividades relacionadas.

Sua atuação está inserida no mercado varejista, e seus produtos são desde gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, açougue, laticínio, hortifrúti, bebidas, bazar, panificação e outros. Há um bom grau de diversificação dos itens, o que faz com que o cliente, provavelmente, encontre o produto desejado.

Como forma de garantir a qualidade, a empresa responsabiliza-se pela troca de quaisquer produtos, que venham apresentar algum tipo de alteração.

Devido ao nível socioeconômico dos clientes, os produtos mais vendidos são os para consumo básico, como arroz, açúcar e óleo. Enquanto que a venda de produtos com maior valor agregado é menos representativa.

Os preços são calculados de acordo com o volume de vendas (produtos mais vendidos tem margens menores), índice de furto e quebra (produtos que apresentam altos índices de furto e de quebra recebem uma margem mais elevada), a empresa também procura estar atualizada com os preços praticados pela concorrência, para manter-se competitiva.

Os clientes têm como opção de pagamento á vista, cartões de créditos, além dos vales de alimentações.

Os recebimentos das vendas com as formas de pagamento citadas são efetuados em prazo e taxa de descontos pré-estabelecidos com as empresas financeiras envolvidas.

As principais exigências feitas pelos consumidores estão relacionadas a um prazo mais extenso, qualidade no atendimento, diversificação de marcas para suprir as suas necessidades e o preço dos produtos.

Mesmo os consumidores não tendo o poder de barganhar diretamente, suas pesquisas de preço forçam os mercados a trabalhar com margem de lucro mais justas.

Na linha de gêneros alimentícios, os principais fornecedores são atacadistas, sendo que os principais são: Atacadão e Hiper Bompreço. Já na parte de açougue e laticínios, os produtos são adquiridos de distribuidores da região. Os hortifrutigranjeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com