TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A Gestão do Conhecimento tem se convertido no diferencial de que se valem as empresas para adquirir competitividade e sobreviver à concorrência de mercado. Com o fenômeno da globalização, torno-se um mecanismo mediante, o qual as organizações acumulam riquezas, partindo do conhecimento de seus colaborados e que seus objetivos é tornar disponíveis grandes volumes de informação corporativa, compartilhando sempre as melhores praticas e tecnologias, além de permitir as identificação e o mapeamento dos ativos de conhecimento e informações, tornando-os utilizáveis e uteis e os transformando em informações essências ao desenvolvimento pessoal e coletivo.

A passagem para a sociedade do conhecimento elevou o paradoxo, de algo a ser eliminado e evitado, para algo a ser aceito e cultivado. As contradições, as inconsistências, os dilemas, as dualidades, as polaridades, as dicotomias e as oposições não são alheios ao conhecimento, a gestão do conhecimento, passa necessariamente pela compreensão das características e demandas do ambiente competitivo, e também pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado, ou seja, o desafio de produzir mais e melhor, vai sendo substituindo pelo desafio permanente de criar novos produtos, serviços, processos e sistemas gerencias. A velocidade das transformações e complexidade crescente dos desafios, não permite mais concentrar estes esforços em alguns poucos indivíduos ou áreas das organizações.

Etapa 01

Passo 1. Gestao do Conhecimento: Estratégia Empresarial

Segundo Jose Cláudio Terra, para uma excelente Gestão de Conhecimento, é necessário antes de mais nada, além de significativos esforços de conscientização e de comunicação, uma ativa participação pessoal da alta administração, também apoiado por mudanças de processos, estruturas, sistemas de informação e de incentivo individual e coletivo. Dessa maneira reconhece as necessidades de estimular a motivação intrínseca, o estabelecimento de contatos pessoais, a analise de diferentes perspectivas, a abertura para a efetiva comunicação e para o aprendizado através de experiências, tentativas e erros individuais é o essencial para os bom resultado numa gestão. Compreender, os avanços nas tecnologias de informática e de telecomunicação, e das conclusões das teorias sobre criatividade, como investimentos nesta área, podem de fato aumentar a capacidade de gerar, difundir e armazenar conhecimento de valor para as empresas e para todo o Brasil.

2.2 Conhecimento como processo sistematizador

Segundo Francisco Arnoldo Alves so se conhece a exata medida do termo Gestão do Conhecimento, se conhecer perfeitamente três conceitos: o Dado, a Informação e o Conhecimento. O Dado seria a matéria-prima. A Informação poderá ser: audível e visível, seria um fluxo de mensagens capaz de produzir conhecimento enriquecendo-o pelo acréscimo de algo ou reestruturando-o. E o conhecimento por sua vez, é o produto da informação, tal qual esta é o resultado dos dados.

O conhecimento em si é formado por dois componentes

dicotômicos e aparentemente opostos – isto é , conhecimento explicito e o conhecimento tácito. O conhecimento explicito pode ser expresso em palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados,fórmulas cientificas, recursos visuais, fitas de áudio, especificações de produtos ou manuais e pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente. O conhecimento tácito, por outro lado, não é facilmente visível e explicável. Pelo contrario, é altamente pessoal e difícil de formalizar, tornando- se de comunicação e compartilhamento dificultoso. As instituições e os palpites subjetivos estão sob a rubrica do conhecimento tácito. O conhecimento tácito esta profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do individuo, assim como nos ideais, valores

Natura Cosméticos, onde o favorecimento do conhecimento novo na empresa, foi favorecido através da atenção às competências e habilidades e conhecimentos que seus colaboradores possuem, promovendo uma cultura de aprendizagem continua, cujo foco visa a valorização das pessoas pelo que conhecem.

A disseminação do conhecimento na empresas foi um fator decisivo na competitividade, o conhecimento passou a ser disseminado através de troca de experiência entre funcionários e a interação entre os membros de outra organização, dessa maneira aprenderam a se apropriar desse novo conhecimento. Dessa maneira para reter o conhecimento desses colaboradores, com conhecimento adquirido, se dá em acordo com ambas as partes e também através de contratos, sempre valorizando, e dando novas oportunidades para os mesmos.

2.3 A pratica da Gestão do Conhecimento

Num cotidiano profissional, seguindo as praticas do espiral do conhecimento, que se propõem um ciclo continuo dentro das empresas onde o conhecimento explicito - que é o conhecimento objetivo, esteja sempre se transformando em tácito – que é aquele que incorpora as experiências pessoais, e vice-versa , ou seja, a ideia quando nasce veem bruta, difusa e incompleta, precisam ser moldadas, esquematizadas, num sistema que permita comunicação de entendimento de todos. Isso

Sumário

Etapa 01

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Em primeiro lugar criar um ambiente favorável à criatividade no qual:

- Exista a aceitação do erro, em primeiro lugar, uma vez que em um ambiente no qual o erro é considerado um pecado mortal, as pessoas nunca se sentirão motivadas a propor ideias cirativas

- Exista a oportunidade da expressão por parte das lideranças da empresa

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento

novo?

O conhecimento pode ser repassado de modo formal, via manuais, site, memorandos, etc., mas a forma mais eficaz de apropriação do conhecimento é o contato olho no olho e a possibilidade da experimentação.

As lideranças devem procurar meios de tornar o aprendizado uma atividade prática ligada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com