TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Ensaios: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.724 Palavras (11 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Prof.º Me. Rodrigo Rodrigues

Faxinal do Soturno, RS

2012

SUMÁRIO

1 – Introdução

2 - Capitulo 1 - Gestão do Conhecimento.

3 – Capitulo 2 - Gestão do Conhecimento como Ferramenta de Estratégia Organizacional.

3.1 – Espiral do Conhecimento.

4 – Capitulo 3 - Entrevista Empresarial.

4.1 – Ambiente “BA” nas organizações.

5 – Capitulo 4 - Cluster.

6 – Conclusão.

7 – Referências Bibliográficas.

1 - Introdução

Nessa nova era a riqueza é o produto do conhecimento. O conhecimento científico, a informação, a notícia, a opinião, a comunicação e o serviço; tornaram-se matérias primas básicas importantes da economia para as organizações, tanto quanto o capital financeiro.

Para administração da produção não basta somente obter dados e informações para gerir processos ou serviços, torna se necessário deter o conhecimento, pois ele pode ser rico, competitivo, interpretativo e, muitas das vezes, embute juízo de valor.

Na Gestão contemporânea do conhecimento o foco que se mantêm atualmente é promover um avanço global da organização em torno da circulação do conhecimento na mesma.

O desenvolvimento do conhecimento dentro de um cluster tem sido analisado focalizando a atenção nas ligações entre os processos de produção e as características sociais e culturais dento de um contexto local específico. Tem sido focalizado o papel dos mecanismos de aprendizagem (exemplo: aprender fazendo, usando, e interpretando) para dar suporte às capacidades inovativas, e atmosfera do cluster como um meio para gerar e difundir conhecimento dentro de uma região.

2- Capítulo 1

Gestão do Conhecimento

Gestão do conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais para uma melhor compreensão dos processos produtivos ou de prestação de serviço com relação aos níveis estratégicos visados pela organização para gerar resultados para empresa. Salim (2001) revela que a Gestão do conhecimento sintetiza um processo, articulado e intencional, destinado a promover o desempenho global organizacional, baseado na criação e a circulação do conhecimento.

A Gestão do Conhecimento teve sua participação inicial entre 1900 e 1920 onde os princípios administrativos (planejar, organizar, coordenar, controlar) se faziam presentes. De 1920 a 1970 na escola de Relações Humanas, Gestão de Planejamento e desenvolvimento já eram utilizadas. Entre 1970 e 1990 a migração tecnológica é iniciada, a escola japonesa, Sistema de Produção Enxuta, Ferramentas da Qualidade, Gestão da Inovação e Posicionamento Estratégico. Em 1990 houve uma segregação muito grande; Gestão por Competências, Gestão de Alianças e Relacionamentos, Gestão de Processos, Gestão de Informações, Inteligência Competitiva, novas formas e arranjos organizacionais e a mensuração do Capital intelectual são destacados a partir desta década. CHOO (1995) afirma que “as empresas que sobrevivem no mercado globalizado têm o conhecimento como principal recurso estratégico”. (www.livrosgratis.com.br) -acesso. As15: 50. Dia. 16/05/2012

Gestão do Conhecimento é, portanto, o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. É a administração dos ativos de conhecimento das organizações. Permite à organização saber o que ela sabe.

A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação a melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la.

Para desenvolver os sistemas de conhecimento é necessário ter foco externo (benchmarking da concorrência), tecnologias facilitadoras (groupware), gestão de performance (mensuração, recomendação, recompensas para equipes, obrigações contratuais) e gestão de pessoas (equipes virtuais, comunidade de prática, coordenadores de conhecimento, busca do perfil do disseminador do conhecimento).

Há quatro décadas atrás, DRUCKER (1999) já alertava para o fato de que o trabalho se tornava cada vez mais baseado no conhecimento. “Somente a organização pode oferecer a continuidade básica de que os trabalhadores do conhecimento precisam para serem eficazes. Apenas a organização pode transformar o conhecimento especializado do trabalhador do conhecimento em desempenho” ( p. 40). Apesar disso, avançaram-se muito pouco sobre como se deveriam gerenciar os knowledge workers.

No Brasil, para se transformar as empresas em "empresas que aprendem" serão necessárias profundas revisões nos valores das lideranças empresariais nacionais. Esse é o primeiro passo, e talvez o mais importante.

Além disso, um dos principais problemas na gestão do conhecimento é a tendência das pessoas de reter seus conhecimentos. Mesmo as que não o fazem intencionalmente podem simplesmente não estar motivadas a mostrar o que sabem.

Para que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com